2
respostas

Acentuação de palavras que estão no arquivo Javascript

Olá, Todas as acentuações que uso no arquivo JavaScript estão aparecendo erradas no navegador (Edge, Firefox ou Chrome). Em vez de número aparece n?mero As acentuações feitas no arquivo HTML estão certas. Eu sei que posso usar códigos como ú para representar ú A minha dúvida é a seguinte: nos vídeos gravados pelos professores eles não utilizam nenhum artifício e as acentuações estão certas. Por quê?

2 respostas

Oi, Cesar! Tudo bem?

O problema com a codificação de caracteres no arquivo JavaScript é um problema comum. Os navegadores geralmente esperam que os arquivos JavaScript estejam em UTF-8, que é um padrão de codificação de caracteres capaz representar uma ampla variedade de caracteres, incluindo letras, números e símbolos, usando uma sequência de bytes. Dessa forma, caso os arquivos não estejam estejam em UTF-8, os caracteres acentuados podem aparecer de forma incorreta.

Para resolver esse problema, podemos tentar salvar o arquivo JavaScript em UTF-8. A maioria dos editores de texto e IDEs (como o Visual Studio Code, Sublime Text, Atom, etc.) permitem que seja escolhida a codificação ao salvar um arquivo, procurando por uma opção como "Save with Encoding" ou "Save as..." e então escolher UTF-8.

No VSCode em especial podemos clicar em "ctrl" e "," ao mesmo tempo para abrir nossas configurações (settings) e digitar na sua barra de pesquisa "encoding". Após isso, podemos selecionar a opção "UTF-8" em "Files: Encoding", como podemos visualizar na imagem abaixo:

Print de tela com plano de fundo preto e um bloco de seleção da funcionalidade Files: Encoding, em que estamos selecionando a opção URT-8.

Além disso, é importante pontuar que o HTML tem uma maneira de especificar a codificação de caracteres usada em um documento, que é a tag meta charset. Devido a isso, é uma boa prática colocar no inicio do nosso arquivo HTML a tag <meta charset="UTF-8">.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Olá Sarah, Entendi o que você explicou. Eu só não achei as configurações no meu Visual Studio. O atalho não funcionou. A versão do meu VS é:

Microsoft Visual Studio Professional 2019 Versão 16.11.32

Também fui em Ferramentas/Configurações e não achei essa opção O que achei mais próximo foi em Editor de Texto/Geral: ( ) Detecção automática de codificação UTF-8 sem assinatura Entretanto essa opção habilitada ou não não resolveu. :(