0
respostas

aa

Olá,

Tenho estudado bastante engenharia de dados e resolvi assinar o Alura novamente para aprender mais sobre o assunto. Eu realmente senti falta de muitos conteúdos dentro da formação. O conteúdo não se aprofunda em por exemplo, APIs, o que é abordado no curso que lhe procede. Não estou falando da documentação da API de uma determinada plataforma, falo dos conceitos gerais de uma API. Eu entendo que a plataforma não tem como abordar 100% de um assunto, é compreensível, mas os cursos das formações deveriam ao menos ter uma ligação. Há dois cursos de Python, mas quando vai para o AIRFLOW acaba criando muitas dúvidas. O que é o yield? Como utilizar? A primeira vez que tive contato com ele dentro da formação foi quando Python já não era mais o assunto principal. Eu acabei indo pesquisar na internet do porquê deveria criar um ambiente separado para rodar minhas aplicações. Pode parecer obvio, mas não é. Alguém que migra de carreira não tem muitos conhecimentos sobre assuntos básicos de computação. Principalmente se a formação passa dos conceitos mais básicos de Python e Linux e pula para criação de ambientes, APIs (que são conceitos mais voltados para a infraestrutura e infelizmente não foram aprofundados). Mas o bacana é que esses cursos existem dentro da plataforma do Alura, basta serem adicionados na formação. A formação acaba criando uma grande fenda onde você adquire os conhecimentos de Python e Linux (o que poderia ter um maior aprofundamento, afinal, minha intenção em assinar a plataforma é para entender conceitos que não encontro no YouTube ou em artigos livres da internet) . Eu vejo isso como uma oportunidade! Isso sim seria um diferencial. O Alura me ajudou a aprender muitos assuntos, mas sinto dizer que não foi mandatório para o meu conhecimento que tenho hoje. Gostaria de ver a plataforma Alura como um local onde eu entro e saio com a certeza que irei saber aplicar aquele conhecimento que adquiri, entendendo o porquê estou aprendendo aquilo e como de faço para executar uma atividade do começo ao fim, sem fendas entre os cursos das formações, sem a necessidade de procurar em outras fontes conceitos básicos que poderiam e deveriam ser explicados dentro dos cursos.

Uma ideia bacana seria a de adicionar formações dentro de formações. Você tem cursos que aprofundam muito bem Linux. Poderia ser uma parte da formação de um engenheiro de dados, por exemplo.

Eu gostaria de sugerir que existissem cursos voltados para a criação e aprofundamento em o que são data lakes e data warehouse (apesar dos podcasts e vídeos, já que dão somente um parâmetro mais geral sobre os conteúdos). Os temas são mencionados porém faltou um aprofundamento. O que são dados relacionais e não relacionais e seus casos de uso. Outra coisa que senti muita falta foram cursos voltados para o Spark e Pyspark que são tendências na engenharia de dados, além de um aprofundamento bacana em conceitos de nuvem. O cientista de dados geralmente tem o papel de pegar o dado lá bonitinho e considerando que um dos maiores problemas em modelos de aprendizado é a qualidade de dados, acredito que a limpeza de dados também é de responsabilidade do engenheiro de dados, outro tema que faltou, o que cria uma ponte com outro tema, já que a limpeza de dados no Pyspark é bem mais profunda quando utilizamos Regex...

Enfim, acredito que a formação deixou a desejar no quesito de aprofundamento e em estruturar um trilha que prepare de fato seus usuários para o mercado de trabalho. Abordaram as ferramentas de forma bastante rasa e os conceitos teóricos poderiam ter sido aprofundados. Regular em how-to-do, mas poderia ser melhor em why-to-do.

Ps: Não falei nada disso na intenção de ofender vocês e/ou os seus trabalhos. Minha motivação é que entendam através desse tópico pontos de melhoria, afinal, se dei o feedback é pq acredito na capacidade de vocês de ouvirem os clientes e sei que estão focados em melhorar cada dia mais essa plataforma que fez e faz parte da minha jornada profissional e que espero que continue fazendo...

Obrigado!

while True:
    be_better(when = 'everyday')
    return results

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software