1
resposta

A --private-key vai receber a chave privada ou a .pub?

Fiquei na dúvida, vendo vídeo, sobre qual a chave que realmente utilizaremos no comando para rodar o playbook!

Percebe-se, no vídeo, que ao usarmos a chave .pub, o terminal nos dá erro mesmo setando o chmod. O mesmo acontece aqui no meu computador tam´bem. Depois, há um breve corte em que pula para o instrutor rodando o comando com a chave sem ser a .pub. Desta forma, ficou meio confuso sobre qual o correto para ser passado neste comando.

1 resposta

Olá, Matheus.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)

Entendo a sua dúvida em relação à utilização da chave privada ou da chave pública no comando para rodar o playbook. No caso do par de chaves SSH, a chave privada é utilizada para autenticar o usuário no servidor remoto, enquanto a chave pública é adicionada ao servidor remoto para permitir a autenticação.

No contexto do vídeo que você assistiu, o instrutor provavelmente utilizou a chave privada no comando --private-key. Isso acontece porque a chave privada é a que possui as permissões de leitura e escrita necessárias para autenticar o usuário no servidor remoto.

Portanto, o comando correto para rodar o playbook seria utilizando a chave privada, não a chave pública.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software