Oi oi, Fábio!
Não precisa pedir desculpas, estamos aqui para te ajudar e isso acontece até com programadores experientes.
Copiei o link do primeiro código que você disponibilizou no meu p5.js e quando rodei apareceu esse erro. Aqui ele diz que há um erro de sintaxe e a function verificacaoColisaoBolinha está em vermelho, olha só no print:
Após isso pude observar que as chaves, ou os "bigodes" como o instrutor menciona na aula, não estão definindo o final do escopo da função. Escopo de uma função é todo o espaço onde ela irá receber as instruções, é o campo onde vamos descrever as tarefas que aquela função irá executar.
Na sua função, eu coloquei alguns pontinhos vermelhos que indicam o local de início e de fechamento desse escopo. No entanto, o último traço vermelho indica que está faltando fechar a função. Isso siginifica que a função está aberta e que toda a linha de código que vier abaixo está contida em seu interior, ou seja, irá dar conflito de informações no código.
Para solucionar esse problema precisamos definir corretamente o escopo da função, ou seja, seu início e seu fim, as instruções que são de sua competência. Nesse sentido primeiro precisamos abrir e fechar o escopo da verificacaoColisaoBolinha() , provavelmente o que houve foi que você se confundiu com o escopo das estruturas condicionais e não percebeu que faltava fechar a função, vou mostrar no código abaixo:
function verificacaoColisaoBolinha ()
{//início do escopo da função
if (xbolinha + raio > width ||xbolinha - raio < 0)
{ //início das instruções da estrutura condicional
velocidadeXBolinha *= -1 //instruções no escopo da estrutura condicional
}//final das instruções
if (ybolinha + raio > height ||ybolinha - raio < 0)
{ //início das instruções da estrutura condicional
velocidadeYBolinha *= -1 //instruções no escopo da estrutura condicional
} //final das instruções
}//final e fechamento do escopo da função - faltou você inserir essa chave
Dessa forma, ao fecharmos o escopo da função, o código funciona normalmente, olha só no print:
Vou deixar também o código completo para você testar:
let xbolinha= 300;
let ybolinha= 220;
let diametro= 15;
let raio = diametro/2;
let velocidadeXBolinha =2;
let velocidadeYBolinha = 2;
let xraquete = 5
let yraquete = 150
let comprimentoraquete = 7
let alturaraquete = 90
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
desenhoBolinha ();
movimentacaoBolinha ();
verificacaoColisaoBolinha ();
variaveisRaquete ()
}
function desenhoBolinha () {
circle (xbolinha, ybolinha, diametro);
}
function movimentacaoBolinha () {
xbolinha += velocidadeXBolinha
ybolinha += velocidadeYBolinha
}
function verificacaoColisaoBolinha () {// início da função
if (xbolinha + raio > width ||
xbolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1}
if (ybolinha + raio > height ||
ybolinha - raio < 0)
{
velocidadeYBolinha *= -1
}
}//final da função
function variaveisRaquete () {
rect (xraquete, yraquete, comprimentoraquete, alturaraquete )}
Espero que as informações tenham ajudado e caso você ainda tenha dúvidas, estou à disposição!
Um abraço e bons estudos!