// variaveis da bolinha. // O xBola serve para Movimentar a Bola da esquerda para direita. // O yBola serve para Movimentar a Bola para cima e para Baixo. // O dBola diametro (tamanho) da bola, Raio e distancia do centro da bola ate ponta.
let xBola = 300; let yBola = 200; let dBola = 30; let raio = dBola / 2;
//variaveis da raquete. Altura, Largura Comprimento das raquetes. let xRaquete = 5; let yRaquete = 190; let cRaquete = 10; let aRaquete = 120;
// variaveis velocidade da Bola. let velocidadexBola = 2; let velocidadeyBola = 2;
// variaveis raquete oponente. let xRaqueteoponente = 585; let yRaqueteoponente = 190; let velocidadeyOponente = 5; let velocidadexOponente = 5;
// createcanvas serve para fazer o tamanho do cenario. function setup() { createCanvas(600, 400); }
// o background serve para dar cor ao cenario. function draw() { background(0); mostrarBola(); movimentarBola(); verificarColisao(); mostrarRaquete(xRaquete,yRaquete); mRaquete(); vcRaquete(); mostrarRaquete(xRaqueteoponente,yRaqueteoponente); movimentarRaqueteOponente(); vcRaqueteOP();
}
// Função criada para mostrar a Bola. function mostrarBola (){ circle (xBola,yBola,dBola) }
// Função criada para Movimentar a Bola. function movimentarBola(){ xBola += velocidadexBola; yBola += velocidadeyBola; }
// Ao colocar o xBola maior que (>) Width a bola ira tocar ao lado direito da tela e voltar. // Ao colocar ou (||) xBola (<) menor que 0 a bola ira tocar ao lado esquerdo da tela e voltar. // Para descobrir o tamanho da nossa tela escreva a palavra Width. //Para a bola bater e não entrar Add + raio e - raio.
function verificarColisao(){ if (xBola + raio > width || xBola - raio < 0 ){ velocidadexBola *= -1;}
// Ao querer outra condição devemos abrir outro If com {}. // Para descobrir a altura da tela escreva palavra heigth. //Para a bola bater e não entrar Add + raio e - raio. if (yBola + raio > height || yBola - raio < 0){ velocidadeyBola *= -1;} }
//Função criada para Mostrar a Raquete e a Raquete do Oponente. function mostrarRaquete(x,y){ rect (x,y,cRaquete,aRaquete); }
// Função para subir a raquete subtrair o yRaquete -10. function mRaquete(){ if (keyIsDown(UP_ARROW)){ yRaquete -= 10; } // Função para subir a raquete somar o yRaquete +10. if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){ yRaquete += 10; } }
// Função para colidir a bola com a raquete e as Bordas. function vcRaquete(){ if (xBola - raio < xRaquete + cRaquete && yBola - raio < yRaquete + aRaquete && yBola + raio > yRaquete) { velocidadexBola *= -1; } }
function vcRaqueteOP(){ if (xBola - raio > xRaqueteoponente + cRaquete && yBola - raio > yRaqueteoponente + aRaquete && yBola + raio < yRaqueteoponente) { velocidadexBola *= -2; } }
function movimentarRaqueteOponente(){ velocidadeyOponente = yBola - yRaqueteoponente - cRaquete / 2 - 30; yRaqueteoponente += velocidadeyOponente;
}