Tarefa 1: Mostrar o total de pedidos da base de dados - Mostrei o total de pedidos realizados por meio de um cartão azul ao centro da imagem. Para isso, realizei em "campos" uma "contagem distinta do id pedido". Levei em consideração apenas os pedidos válido. Os pedidos considerados válido foram todos menos os cancelados e os indisponíveis. A seleção de pedidos válidos foi realizada clicando na tabela "olist_pedidos" em "editar consulta" e no cabeçalho "Status" foram desmarcados os dois tipos considerados não válidos.
Tarefa 2: Criar uma visualização para mostrar a evolução dos pedidos no tempo A fim de mostrar a evolução dos pedidos ao longo do tempo escolhi um gráfico de linhas onde no eixo x foi colocada a "Data compra" e no eixo y a contagem distinta do "id pedido" levando em consideração os pedidos válidos como no item anterior.
Foi destacado um enorme pico de vendas no dia 24/10/2017 data este de uma Black Friday.
Tarefa 3: Criar uma visualização para mostrar os percentuais de preferência por tipo de pagamento Para mostrar os percentuais de preferência eu escolhi um gráfico de barras clusterizado. Nele as formas de pagamento estão dispostas na horizontal facilitando a leitura e é possível quantificar melhor a diferença de porcentagem entre as categorias, quando comparado a outros gráficos como o de rosca ou pizza. No eixo y foi selecionado o "Tipo de Pagamento" e no eixo X foi selecionada a "% do total geral para a Contagem do Tipo de Pagamento"
Tarefa 4: Criar uma visualização que mostra a quantidade de produtos por categoria, observando apenas um ranking dos valores mais altos Para essa etapa foi criada uma tabela contendo só as cinco categorias mais vendidas, por meio da contagem distinta de produtos, que foi filtrada mostrando itens com valores maiores que 940. Para destacar esta parte coloquei uma ilustração com ícones destacando as três primeiras categorias!
Tarefa 5: Criar um filtro para segmentar os registros por ano Foi criado um filtro por meio do atalho segmentação de dados onde o campo foi selecionado o "Ano " da coluna "Data aprovação". O estilo da segmentação escolhida foi "Suspenso"