Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Java EE

Você vai estudar e praticar com a JPA2 e Hibernate dentro da Java EE, fará uma aplicação web com JSF2 e CDI

0/10 Cursos finalizados
Esta formação faz parte da categoria Programação
150h
Para conclusão
10
Cursos
1
Podcast

Formação Java EE

As aplicações Web de hoje em dia possuem regras de negócio bastante complicadas. Codificar essas muitas regras representa um grande trabalho. Além dessas regras, conhecidas como requisitos funcionais de uma aplicação, existem outros requisitos que precisam ser atingidos através da nossa infraestrutura: persistência em banco de dados, transação, acesso remoto, web services, gerenciamento de threads, gerenciamento de conexões HTTP, cache de objetos, gerenciamento da sessão web, balanceamento de carga, entre outros. São chamados de requisitos não-funcionais.

O Java EE (Java Enterprise Edition) consiste de uma série de especificações bem detalhadas, dando uma receita de como deve ser implementado um software que faz cada um desses serviços de infraestrutura.

Na Formação Java Enterprise Edition você vai aprender a persistir seus objetos com a JPA2 e Hibernate, vai compreender o poder da Java EE, fará uma aplicação web com JSF2 e construirá componentes ricos com Primefaces. Você também vai integrar com CDI, aprender sobre Maven - a ferramenta de build mais popular do mundo Java, criar uma loja online com CDI, JSF e JPA e avançar sua loja com HTML, REST, Cache, JMS, JAAS e WebSockets.

Ao final da Formação, você terá os conhecimentos necessários para trabalhar com Java EE!

Com quem você irá aprender

  • Guilherme Silveira

  • Leonardo Cordeiro

  • Nico Steppat

  • Paulo Alves Jr

Passo a passo

  1. 1

    Java e JPA

    Na primeira parte da Formação, você entenderá as dificuldades do uso do JDBC puro e usará a persistência orientada a objetos. Você vai conhecer e aprender a trabalhar com todos os estados de uma entidade e organizará suas queries de maneira profissional! Além disso, você entenderá as dificuldades do uso do JDBC e SQL puro, melhorará o desempenho com Cache, escreverá consultas dinâmicas com Criteria, vai gerenciar as conexões com Pool e DataSource e usará corretamente o padrão EntityManagerInView.

  2. 2

    EJB: O poder da Java EE

    Aqui você vai entender o que são os famosos EJBs, aprenderá a fazer integração com JPA, fará agendamentos de tarefas, criará serviços web de maneira simples. Também vai gerenciar transaçõe com a JTA e entenderá os Sessions Beans.

  3. 3

    Java e JSF

    Nesta parte, você vai entender o desenvolvimento web baseado em componentes, criar páginas dinâmicas com AJAX, aprender sobre conversão e validação simples de formulários, compreender escopos dos managed beans e o ciclo de vida do JSF e deixar seu template reutilizável com Facelets. Você também aplicará componentes do Primefaces, ordenará os elementos de uma tabela, vai aplicar AJAX para melhorar a experiência do usuário e vai gerar gráficos dinamicamente.

  4. 4

    Maven

    Utilize a ferramenta de build mais popular do mundo Java! Automatize o seu processo de build, entenda as diversas fases e objetivos de um build Maven. crie projetos jar ou web e configure e lide com a dependência entre os projetos dos mais diferentes escopos.

  5. 5

    Java EE

    Na última parte da Formação você de fato começará a trabalhar com Java EE, criando uma aplicação JavaEE do zero! Você vai entender os Datasources do Wildfly, conhecerá o escopo do JSF, validará seus dados usando a API do JavaEE e trabalhará com objetos na view ao invés de Strings.

    Além disso, você vai integrar sua App JavaEE com Bootstrap, saberá como combinar JSF com HTML, processará seus objetos com JSON, fará requisições REST e atenderá requisições REST via GET e POST! Para finalizar, você vai responder à requisições nos formatos XML e JSON, enviará e-mails para o usuário, protegerá sua aplicação com JAAS e utilizará o WebSockets para uma comunicação Síncrona.

Parabéns, você completou a Formação Java EE

e tem várias empresas precisando de profissionais como você!

Parabéns! Agora você é uma/um Expert em Java EE!