Sistema de Baixo Custo para Monitoramento Remoto de Sinais Vitais
Monitoramento Remoto de Sinais Vitais
Este projeto faz parte do trabalho Sistema de Baixo Custo para Monitoramento Remoto de Sinais Vitais, apresentado à UNIP (Universidade Paulista) para conclusão do curso de Ciência da Computação.
Vitrine.Dev | |
---|---|
✨ Nome | Sistema de Baixo Custo para Monitoramento Remoto de Sinais Vitais |
🏷️ Tecnologias | C++, PlatformIO, Software embarcado, IoT |
O código é utilizado na placa de desenvolvimento ESP32, que controla um aparelho de pressão arterial e sensores para coletar os sinais vitais do paciente e compartilhá-los em tempo real com um servidor MQTT.
Captura dos Sinais Vitais
Os sinais vitais monitorados são: a pressão arterial, a frequência cardíaca, a saturação de oxigênio do sangue e a temperatura corporal.
A pressão arterial é obtida utilizando o aparelho LP200 Premium. Ao conectar alguns fios ao ESP32 foi possível obter as medições, todo o processo está detalhado no projeto blood-pressure-monitor-hack.
A frequência cardíaca e a saturação de oxigênio são coletadas pelo módulo MAX30102, que foi inserido em um clipe de dedo. O algoritmo para o cálculo dos sinais é o mesmo utilizado no projeto aromring/MAX30102_by_RF.
A temperatura é obtida pelo sensor DS18B20, que deve ser posicionado na axila.
Envio pela Internet
O ESP32 é conectado à um servidor MQTT remoto hospedado na Digital Ocean. A implementação do broker é feita com o Mosquitto.
No servidor também foi instalado o Node-Red para criar um painel que exibe os sinais monitorados.
Próximos passos
- Inclusão de um servidor de banco de dados das coisas (Database of Things) que mantenha os registros de sinais vitais e sirva como base para gerar relatórios e análises
- Construção de uma interface para exibição dos dados na página web de conexão à internet, assim ainda seria possível acompanhar as medições mesmo que o protótipo não tenha acesso à rede
- Gerenciar o monitoramento de diferentes pacientes, o protótipo poderia se adaptar às condições do usuário e informar se os sinais coletados estão dentro ou fora da normalidade