Plano de Estudo

UX Lead: o guia para liderança em design

9 cursos
7 lives/videos
1 podcast

Organizando uns conteúdos sobre liderança com foco em UX e Product Design.


Alguns pontos:

Sobre largar o osso

Um ponto importante: é difícil mas aprenda a largar o osso, isso é, aprenda que seu papel hoje é guiar o time para o norte que ele precisa ir. Não é sobre você botar a mão na massa mais.

Se tiver momento que você vai fazer algo, use-os para parear com outras pessoas do time para ajudá-las a entender como você pensa, como você prioriza, como você projeta, etc.

É bem difícil entender isso no começo, mas tente ter isso em mente. :)


Sobre liderar pelo exemplo

Roubando palavras da minha chefia aqui:

Liderança não é um carimbo que você recebe um dia. Ontem não era líder, hoje eu sou. Liderar é estar disponível pro time, pras pessoas. Tirar impedimentos do dia a dia. Esclarecer as coisas. Ajudar os novos. Entregar valor pros alunos e pra empresa. E tantas outras coisas. É ser exemplo pras pessoas. O "cargo", se precisar, vem depois.

Lidere pelo exemplo não com palavras bonitas ou frases motivacionais baratas, mas com atitudes no dia-a-dia. Um pareamento aqui, um feedback ali, uma contextualizada aqui etc.


Sobre querer ou não ser líder

Uma das piores coisas que pode acontecer num time é liderança acidental. Fulano(a) tava lá há muito tempo e para aumentar o salário recebeu um cargo de líder. Ou não lida bem com pessoas e viu que se virar líder vai ter mais visibilidade em algum lugar (não vai).

Zero preparo, zero alinhamento, zero motivação.

Não é todo mundo que deveria ou quer ser líder e isso é ótimo. Definir e não ser definido é uma frase que encaixa bem aqui.

Importante: não lidere pela grana. Existem formas mais tranquilas de ganhar dinheiro. (não estou falando de não buscar melhores oportunidades)


Liderar projetos e liderar pessoas

Toda pessoa de UX/Product Design um pouco mais na frente na carreira deveria ter o mínimo de habilidade para liderar projetos, que é totalmente diferente de liderar pessoas.

Liderar projetos é você conseguir fazer a ponte com outros times e pares, papear com stakeholders, alinhar datas e expectativas.

Liderar pessoas é você estar preocupado(a) com... as pessoas! É fazer 1:1 de uma forma decente, é perguntar como a pessoa está, ensinar seu jeito de pensar etc. E também é sobre ter conversas difíceis, demitir, contratar, etc.

Não é fácil.

Liderar pessoas não é ficar de boas na piscina só respondendo e-mail e arrastando card no Trello/Jira/Notion. Você precisa estar ali para o seu time, não o contrário.

Isso vale para quando as coisas não estão boas também, pois liderar é trazer o time para cima mesmo em situações difíceis.


Update Jan/23

Add curso "Comunicação não Violenta", de Priscila Stuani

Update Abr/22

Add livro "Liderança em Design", de Victor Zanini

Criado por Natan Souza

2088.8k xp

Última atualização em

14/01/2023

O que é este plano de estudo?

Planos de estudo são sequências de cursos e outros conteúdos criados por alunos e alunas da Alura para organizar seus estudos. Siga planos que te interessem ou crie o seu próprio.

Passo a passo

  1. 1

    Conteúdo do plano