UX Lead: o guia para liderança em design
Organizando uns conteúdos sobre liderança com foco em UX e Product Design.
Alguns pontos:
Sobre largar o osso
Um ponto importante: é difícil mas aprenda a largar o osso, isso é, aprenda que seu papel hoje é guiar o time para o norte que ele precisa ir. Não é sobre você botar a mão na massa mais.
Se tiver momento que você vai fazer algo, use-os para parear com outras pessoas do time para ajudá-las a entender como você pensa, como você prioriza, como você projeta, etc.
É bem difícil entender isso no começo, mas tente ter isso em mente. :)
Sobre liderar pelo exemplo
Roubando palavras da minha chefia aqui:
Liderança não é um carimbo que você recebe um dia. Ontem não era líder, hoje eu sou. Liderar é estar disponível pro time, pras pessoas. Tirar impedimentos do dia a dia. Esclarecer as coisas. Ajudar os novos. Entregar valor pros alunos e pra empresa. E tantas outras coisas. É ser exemplo pras pessoas. O "cargo", se precisar, vem depois.
Lidere pelo exemplo não com palavras bonitas ou frases motivacionais baratas, mas com atitudes no dia-a-dia. Um pareamento aqui, um feedback ali, uma contextualizada aqui etc.
Sobre querer ou não ser líder
Uma das piores coisas que pode acontecer num time é liderança acidental. Fulano(a) tava lá há muito tempo e para aumentar o salário recebeu um cargo de líder. Ou não lida bem com pessoas e viu que se virar líder vai ter mais visibilidade em algum lugar (não vai).
Zero preparo, zero alinhamento, zero motivação.
Não é todo mundo que deveria ou quer ser líder e isso é ótimo. Definir e não ser definido é uma frase que encaixa bem aqui.
Importante: não lidere pela grana. Existem formas mais tranquilas de ganhar dinheiro. (não estou falando de não buscar melhores oportunidades)
Liderar projetos e liderar pessoas
Toda pessoa de UX/Product Design um pouco mais na frente na carreira deveria ter o mínimo de habilidade para liderar projetos, que é totalmente diferente de liderar pessoas.
Liderar projetos é você conseguir fazer a ponte com outros times e pares, papear com stakeholders, alinhar datas e expectativas.
Liderar pessoas é você estar preocupado(a) com... as pessoas! É fazer 1:1 de uma forma decente, é perguntar como a pessoa está, ensinar seu jeito de pensar etc. E também é sobre ter conversas difíceis, demitir, contratar, etc.
Não é fácil.
Liderar pessoas não é ficar de boas na piscina só respondendo e-mail e arrastando card no Trello/Jira/Notion. Você precisa estar ali para o seu time, não o contrário.
Isso vale para quando as coisas não estão boas também, pois liderar é trazer o time para cima mesmo em situações difíceis.
Update Jan/23
Add curso "Comunicação não Violenta", de Priscila Stuani
Update Abr/22
Add livro "Liderança em Design", de Victor Zanini