Resumo parte 2: Lean Startup: primeiros passos da sua Startup enxuta
Três estágios do MVP
- Exploração do problema: O problema que queremos resolver deve ser ambientado, ou seja, é problema de quem? Quem é esse público? É necessária a elaboração de uma persona, o perfil de nosso público-alvo. A entrevista exploratória: Não chegue com uma solução pronta para o público. Validação da solução: após a conversa, o entendimento do problema e a construção de uma possível solução, vem a validação da mesma.
- Estruturação do produto vendável: Existem três etapas dentro da fase de estruturação. Precificação top-down: Nunca começamos a precificar de baixo para cima. O cliente pode estar disposto a pagar mais caro do que imaginamos. Então estipulamos um valor alto para, assim, negociá-lo e o público acomodar esse valor. Por isso, top-down. Inovação: nós teremos concorrentes. E um fator que nos destacará no mercado e nos colocará à frente é a inovação. O que podemos oferecer e que ninguém ainda ofereceu? Beta: é a primeira versão. É a fase de modelação, é aqui que ocorrem a maioria das mudanças. Os Early Adopters também são chamados de "Usuários Beta", eles são parceiros nessa construção.
- Recepção: A fase de recepção, ou concierge, é a de validação do modelo de negócio por meio de uma simulação manual do mesmo sem correr grandes riscos. Antes de automatizar seu negócio, faça um teste com seus Early Adopters se utilizando de meios baratos e de rápida resposta.
Mudanças e Pivôs Pivôs são mudanças na essência da solução que impactam o modelo de negócios. Pivô é toda mudança que precisaremos fazer no nosso MVP. A partir do pivotamento, surge um novo MVP.
- Alguns tipos de pivotagem:
- Zoom-in e Zoom-out: são pivotagens que comprimem (in) ou expandem (out) um negócio.
- Segmentação: oferecemos o mesmo produto para todos os clientes, porém dando a eles opções.
Geração de receita Não podemos nos esquecer de que forma iremos cobrar nosso público-alvo. Precisamos garantir que quando nosso produto for para o mercado ele possui o canal adequado de cobrança de acordo com o modelo de negócio. Outro questionamento é se o produto é vendido caro para poucos ou barato para muitos.
Como podemos validar uma hipótese de negócio?
- Através de uma entrevista;
- Através de um formulário enviado por e-mail;
- Através de uma Landing Page;
Devemos validar uma hipótese de negócio segundo LEAN, antes mesmo de desenvolver o produto.
O objetivo de realizarmos um teste A/B é comparar o desempenho de duas ou mais versões de uma página ou elemento específico.