MERN Stack
M de MongoDB: é um SGBD NoSQL orientado a documentos, altamente escalável, que armazena grandes volumes de dados no formato JSON binário, o que torna mais eficiente a troca de dados entre as camadas e o cliente.
E de ExpressJS: é uma estrutura modular executada sobre o NodeJS, que atua no back-end, gerenciando o servidor e suas rotas, e apoiando no desenvolvimento de aplicativos simplificados, rápidos e seguros.
R de ReactJS: é uma biblioteca JavaScript mantida pelo Facebook que atua no front-end, utilizada na criação de páginas que não precisam ser recarregadas para refletir alguma atualização. Através do React Native é possível desenvolver aplicações nativas para dispositivos móveis (Android e iOS) utilizando o mesmo código para ter aplicações em ambos os ecossistemas.
N de Node.js: um interpretador de JavaScript criado para aplicações de alta escalabilidade.
O MERN Stack é uma combinação das tecnologias acima, todas baseadas em JavaScript, linguagem usada para desenvolver aplicações web avançadas.
Este framework full stack oferece vários recursos para o desenvolvimento front-end e back-end.
Front-end: Habilidades de um profissional de desenvolvimento focado em programar a interface de uma aplicação web e deixá-la pronta para “conversar” com o back-end. Este profissional também se preocupa bastante com a experiência do usuário.
Você usará as seguintes tecnologias ao longo do bootcamp: Bootstrap, Flexbox, HTML5, React Native, CSS, Flow, JavaScript, Redux, ExpressJS, Hooks, React, entre outras.
Back-end: Habilidade de quem realiza a programação invisível aos olhos do usuário, a lógica que será utilizada pela interface. Ele entende as regras de negócio da organização e cria/mantém as soluções tecnológicas. Por exemplo, cadastros de clientes, sites de comércio eletrônico, aplicações web mobile em geral, faz a integração com bancos de dados e outros sistemas corporativos (ERPs, CRMs, etc).
Você usará as seguintes tecnologias back-end: API REST, Giblab/GitHub, Nodemon, MongoDB, Sequelize, Yarn, AWS, Docker, Jest, Mongoose, NoSQL, Redis, Promise, Umbler, Axios, JWT, NodeJS, NPM, PM2, Restify, VPS, entre outras.
Mas não só de competências técnicas (hard skills) um excelente profissional é feito. Para conquistar boas oportunidades de trabalho, é necessário combinar suas habilidades técnicas com as comportamentais (soft skills).