Plano de Estudo

Resumo parte 1 Lean Startup: primeiros passos da sua Startup enxuta

Early Adopters O primeiro conceito que veremos é o de Early Adopters, ou primeiros usuários. Se encontramos nossos primeiros usuários, poderemos modelar a solução que estamos desenvolvendo. Inclusive descobrindo se tais usuários têm interesse em pagar pela solução.

Validação É extremamente necessário que validemos nosso produto, nossas hipóteses criadas para o produto. A Startup Enxuta é um processo de validação de hipóteses Se encontramos nosso Early Adopter, precisamos validar se ele tem interesse, por exemplo, em pagar pela solução. Trabalhamos isso construindo uma hipótese como um preço, digamos R$100,00. Com cinco Early Adopters, oferecemos o produto a esse valor e medimos suas respostas. Dos cinco, apenas dois aceitaram. Esse feedback só poderá ser medido se estivermos trabalhando com métricas. Se a hipótese inicial era que pelo menos quatro aceitassem pagar, a resposta não é muito boa, o preço deve ser modificado.

O MVP Ao produto que é extraído do processo de validação damos o nome de Minimum Viable Product, ou MVP. É o Produto Mínimo Viável. Ele é o conhecimento sobre o público, é o mínimo que nossos usuários com certeza querem para o produto. Ele é vendável depois desse ciclo de validação, encontramos uma solução precificada.

Mais informações

  1. O principal objetivo da Startup Enxuta ou Lean Startup são desenvolver produtos e mercados.
  2. Early Adopters são usuários beta, aqueles indivíduos que entendem que existe um problema e buscam uma solução de forma ativa.
  3. As etapas de um processo de Validação são Construir, Medir, Aprender. A partir do momento que temos nossos Early Adopters, vamos construir uma hipótese e oferecer ao nossos Early Adopters, e vamos medir o resultado para aprendermos com os resultados.

Lean: Benefícios e recomendações LEAN é um processo para estabelecimento de um cliente, um problema, uma solução, riscos e premissas gerais relacionados ao problema e a solução. Lean para startups vai te levar ao produto vendável, esse produto vai entrar em um clico de vida, e a partir desse momento você pode voltar a aplicar o lean para startups, para criar novos produtos e aumentar a longevidade dos seus produtos.

  • Economia de tempo: não podemos trabalhar em uma solução que ninguém comprará e que fará começarmos o trabalho do zero.
  • Maior empreendedorismo: trabalharemos com produtos que possuem um mercado. Precisamos lidar com mais data e menos feeling, não podemos depender do próprio instinto. Este é importante no começo, mas a partir da elaboração do produto, nos modelamos a partir do mercado. Sejamos Data Freaks! Busquemos validações de dados entre os usuários e suas experiências.
  • Lean também é para grandes empresas: o ciclo de validação pode ser levado para empresas de maior porte se o produto for para o mercado, e não sob demanda. Existe essa diferença: para o mercado, o produto precisará passar pelo ciclo de validação. Para um cliente específico, a demanda é dele e ele dita as regras. Também existe a diferença entre uma Startup e uma Spin-off.
  • O Lean nos oferece respostas rápidas: quando fazemos a validação, recebemos uma resposta rápida que, por sua vez, nos permite agir rapidamente para melhorar o produto.
  • Não pare de fazer: coloque em prática rapidamente aquilo que começou e aquilo que aprendeu por meio das validações. No fim desse processo teremos um produto vendável com demanda. Mas não podemos esquecer que ele possui um ciclo de vida, com crescimento, maturidade e declínio. Ao estarmos atingindo o momento de maturidade é a hora de aplicarmos novamente o Lean, remontando a operação de negócio e, assim, rever o produto antigo e quem sabe criar novos.

O Lean não vai nos permitir criar dez soluções para dez problemas, considerando dez tipos diferentes de clientes. Para isto acontecer, teríamos que passar por dez processos diferentes.

100.3k xp

Última atualização em

30/03/2023

O que é este plano de estudo?

Planos de estudo são sequências de cursos e outros conteúdos criados por alunos e alunas da Alura para organizar seus estudos. Siga planos que te interessem ou crie o seu próprio.

Passo a passo

  1. 1

    Conteúdo do plano