Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Nivel 1
Python para Ciência de Dados:
Python - Coleções:
Jupyter & Colab notebooks:
Estatística e Matemática - Fundamentos:
Machine Learning - Aprendizado Não Supervisionado:
Deep Learning:
Visão Computacional:
Redes Neurais Convolucionais:
Redução de Dimensionalidade:
Machine Learning - Aprendizado por Transferência:
Machine Learning - Regularização:
Chatbots:
Machine Learning - Máquina de Vetores de Suporte:
Segmentação Semântica e Instanciada de Imagens:
Visão Computacional - Extração de Características:
Nivel 3
Processamento de Linguagem Natural:
Redes Neurais Recorrentes:
Redes Adversárias Generativas (GANs):
Viés Cognitivo e IA Responsável:
Lógica Fuzzy:
Automação com IA:
XGBoost:
Habilidade Auxiliar: Business e Serviços
Big Data e Engenharia de Dados:
Git e GitHub - Fundamentos:
Governança em IA e Business Analytics:
Plataformas e Serviços Cognitivos:
SQL - Fundamentos:
Cloud - Fundamentos:
- Cloud, ou computação em nuvem é a distribuição de serviços de computação pela Internet usando um modelo de preço pago conforme o uso. Uma nuvem é composta de vários recursos de computação, que abrangem desde os próprios computadores (ou instâncias, na terminologia de nuvem) até redes, armazenamento, bancos de dados e o que estiver em torno deles. Ou seja, tudo o que normalmente é necessário para montar o equivalente a uma sala de servidores, ou mesmo um data center completo, estará pronto para ser utilizado, configurado e executado.
- Conhecer a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS
- Conhecer os maiores provedores de cloud
- Especializar-se em algum provedor
Habilidades de comunicação:
- Um bom nível de comunicação facilita o atingimento de objetivos, resolução de problemas, além de aumentar a produtividade, porque cada profissional saberá exatamente o que se espera dele e transmitir com clareza suas ideias.
Habilidade Auxiliar: Hardware e Eletrônica
- Robótica na IA - Fundamentos:
- Uma das vertentes da revolução 4.0 é a implementação em larga escala industrial da IA aos sistemas robotizados, podendo desenvolver processos autônomos e autogerenciáveis em campo.
- Hardwares para IA:
- Hardwares para IA são componentes físicos, como processadores, placas de vídeo e sistemas especializados, que são projetados e otimizados para realizar tarefas relacionadas à inteligência artificial de maneira eficiente e rápida. Eles são especialmente projetados para lidar com as demandas computacionais intensivas e algoritmos complexos usados em modelos de aprendizado de máquina e deep learning.
- Computação Paralela & Clusters:
- Computação paralela refere-se ao uso de múltiplos processadores ou unidades de processamento para executar tarefas computacionais simultaneamente, em paralelo. Em vez de um único processador executar uma tarefa de cada vez, a computação paralela divide a carga de trabalho em várias partes menores que podem ser processadas em paralelo, resultando em maior eficiência e velocidade de processamento.
- Internet das Coisas (IoT) - Fundamentos:
- Quase todos os objetos agora podem ser conectados à Internet, de máquinas de lavar a componentes sofisticados de motor de avião, a itens orgânicos, como plantações e vacas. A capacidade de conectar coisas e capturar dados úteis está transformando as empresas de todos os setores e abrindo portas para novas especializações de carreira. Descubra a base desse novo campo com atividades práticas para conectar os sensores com segurança aos serviços em nuvem nas redes IP e coletar dados em um sistema de IoT (Internet das Coisas) de ponta a ponta.
- Como rodar seu primeiro sistema em um Arduino
- Wearables e Aquisição de Dados:
- Wearables é a expressão que representa as tecnologias vestívies que além de captar biopotenciais podem gerar dados de grande valia, como relógios e óculos inteligentes, e também na área na saúde para pessoas com alguma deficiência física.