Não entendi muito bem a definição deste conceito.
Não entendi muito bem a definição deste conceito.
Oi Macedo, tudo bem?
Imagina a Alura. Certo? Digamos que 90% das vendas seja de APENAS UM CURSO.
Dar zoom in no negócio seria deixar de ser plataforma e virar uma loja de apenas um único curso.
Dar zoom out seria, caso vendêssemos apenas 1 curso, virar plataforma.
Faz sentido?
Abraços, FA
Tudo bem! Deixa eu imaginar uma situação para ver se compreendi. Suponhamos uma Startup de ensino de programação para crianças e 90% preferem aprender com Minecraft e 10% com Scratch. Dar Zoom in seria abandonar o Scratch e Zoom out seria outro caso onde eu vendesse apenas curso de Minecraft, transformá-lo em um programa/projeto para ser aplicado em escolas particulares?
Sobre o zoom-in, vamos pensar no negócio.
Scracth ou Minecraft são a mesma coisa do ponto de vista de negócio: é uma forma de ensinar. Não muda em si a plataforma.
Se mudasse a plataforma, talvez a gente pudesse falar em zoom in.
Pensa o zoom in como focar em uma característica específica.
Uma história real é do Flicker, site para fotos. A ferramenta de fotos fazia parte de um jogo online. Perceberam que era ótima, então abandonaram a construção do jogo e focaram na ferramenta de fotos.
Deixaram o todo e focaram em uma feature.
Entendeu?
Agora imagina o contrário: construir uma ferramenta para publicar fotos na web e, de repente, transformá-la numa plataforma para, além de armazenagem de fotos, a edição de fotos.
Abraços,
FA
Este último exemplo esclareceu mais. Entendi. Obrigado Frederico!