1
resposta

Zona de Estresse e Enfrentamento de Desafios

Há 2 anos, em um período da minha vida profissional, vivi uma situação desafiadora: a decisão de mudar de carreira, saindo da área da Enfermagem para ingressar no universo da Tecnologia da Informação, juntando a minha formação com uma área totalmente nova. Essa transição, por mais planejada que fosse, me colocou diretamente em uma zona de estresse.

A dificuldade começou com a comparação constante entre meus conhecimentos anteriores e a nova linguagem técnica que eu ainda estava aprendendo. Me vi paralisada ao ver termos desconhecidos e do medo de "não dar conta". O que me prendeu nessa zona de estresse foi o excesso de autocrítica e a crença de que, por estar recomeçando, eu sempre estaria um passo atrás dos outros. Além disso, deixei que a ansiedade por resultados rápidos atrapalhasse o processo natural de aprendizado.

Com base nessa vivência, identifiquei 3 atitudes que podem me ajudar em situações futuras, inclusive nas próximas etapas da minha transição para a TI:

1 - Praticar a autocompaixão e reconhecer o progresso: entender que aprender algo novo leva tempo e que cada pequena conquista importa, mesmo que por mais fácil para outras pessoas seja.

2- Criar um ambiente de apoio: me conectar com outras pessoas que também estão mudando de área, trocar experiências, participar de comunidades de tecnologia e buscar profissionais que estejam passando por isso também.

3 - Focar no processo, não só no resultado: valorizar a jornada de aprendizado e celebrar os avanços, mesmo que pequenos, ao invés de focar apenas onde ainda não cheguei.

Sair da Enfermagem para a TI não é só uma mudança de profissão, é um mergulho numa nova identidade profissional. É desconfortável, sim, mas também libertador. A zona de troca entre essas duas áreas exige coragem, curiosidade e muita resiliência. Hoje entendo que sentir medo faz parte, mas continuar, mesmo com medo, é o que me leva da zona de estresse à verdadeira zona de crescimento.

1 resposta

Boa tarde, Gabriela .

Neste momento eu estou passando por esta transição. Atualmente a minha vida da formação como professor do ensino fundamental para este novo momento. Eu por conta da escolha errada como pedagogo nunca exercir a profissão pelas questões dos impedimentos da profissão.Embora lutasse muito as barreiras foram muito complicadas, infelizmente o investimento de 5 anos não me permitiram realizar o meu sonho de ser professor dos anos iniciais, concurso publico com as dificuldades de um ensino medio ruim , ai começa meu estresse e a cobrança da familia e demais na minha volta. Me vi pressonado em relação a falta de empatia da minha ex esposa e demais familiares me gerou muitos problemas de saude. Passei a busca uma melhor profissão e entres elas a area da computação, estive envolvido na minha atualização no setor da informatica e não estava conseguindo lograr desenvolvimento pelas dificuldades iniciais. Hoje em dia, estou trabalhando fora do meu setor da educação , estou no atendimento ao cidadão da minha cidade. Além disso, novamente por questões do estresse da nova função, querendo mudar de vida e trazer uma melhor oportunidade para a minha esposa, estou novamente tentando e sei que desta vez estarei lutando ainda mais para me efetivar no mercado de trabalho com a informatica. Tenho em mente o desenvolvimento com cientista de dados, mas sei tambem que esta função pode me ajudar a melhorar a minha vida atualmente,