Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Zona de estresse

****Pense em uma situação de aprendizagem que você já viveu e que teve dificuldades em sair da zona de estresse.

No meu ensino fundamental, eu tive muito problema em aprender matematica e portugues, eu achava muito dificil essas materias. tanto que eu acabava me irritando por causa disso porque meus colegas estavam la, todos conseguindo com facilidade e eu estava imerso em duvidas mas eu nao sabia o que fazer, entao eu ficava muito estressado por causa daquilo.

****Como foi essa situação?

Foi muito impactante, eu não sabia o que fazer, eu ficava sozinho, e quando eu perguntava ninguem me respondia, era como se eu fosse largado para tras, e pra mim que achava dificil aprender aquelas materias, as que sao obrigatorias, me deixava chocado e com autoestima baixa, mas hoje em dia, estou melhor, meu protuguês esta melhorando um pouco e eu evolui tanto na matematica, e eu sempre ajudo os outros que estao com duvidas.

****Agora liste 3 atitudes diferentes que você pode ter na próxima vez para não cometer os mesmos erros e passar rapidamente para a zona de Aprendizagem

Entao, se me acontecer novamente, creio que devo fazer assim:

1. Sempre perguntar pro professor o que me deixa com duvida e ir atras da resposta com meu colegas e pesquisas
  2. eu não posso desistir so por que eu não entendi, eu tenho que respiras e pensar positivo e com meu esforço e dedicação eu vou conseguir ir melhor
  3. Lembrar do que fiz de errado em minhas atividades, de modo a sempre desviar de erros cometidos anteriormente
1 resposta
solução!

Olá, Otavio! Como vai?

É muito corajoso da sua parte compartilhar essa trajetória. A zona de estresse (ou zona de pânico) é um lugar onde o aprendizado é bloqueado pelo excesso de ansiedade e pela sensação de isolamento que você descreveu tão bem ao se sentir "largado para trás".

O fato de você hoje ajudar os outros com as mesmas matérias que antes o estressavam é a prova viva de que a neuroplasticidade e a disciplina podem superar qualquer barreira inicial.

Analisando suas 3 atitudes planejadas, percebo que você desenhou um caminho sólido para a Zona de Aprendizado:

1. Proatividade e Pesquisa

• Sua decisão de perguntar ao professor e pesquisar ativamente com colegas transforma a dúvida em ação.
  • Isso remove o componente de solidão que antes te deixava imerso em estresse.

2. Gestão Emocional (Respirar e Persistir)

• Aprender exige um nível saudável de desafio, mas sem desespero.
  • Quando você decide "respirar e pensar positivo", você está baixando seus níveis de cortisol, permitindo que seu cérebro volte a processar informações lógicas.

3. Análise do Erro como Ferramenta

• Lembrar o que fez de errado para desviar de falhas anteriores é o que chamamos de aprendizado metacognitivo.
  • Em vez de ver o erro como uma prova de incapacidade, você passou a vê-lo como um dado que indica o que precisa ser ajustado.

Dica extra de "Aprender a aprender":
Quando estiver diante de algo muito complexo, tente a técnica de decomposição: quebre o problema grande em pedaços minúsculos. Assim, você mantém o desafio dentro da sua Zona de Aprendizado, sem deixar que ele cresça a ponto de te empurrar de volta para a Zona de Estresse.

Fico muito feliz em ver sua evolução e sua disposição em ajudar quem passa pelo que você passou. Esse é o ciclo mais nobre do conhecimento!

Espero que possa ter lhe ajudado!