eu não tenho muitos problemas com a zona de estresse pq eu sempre lidei bem com o estresse em todos os aspectos da minha vida, minha maior dificuldade na verdade é a ansiedade gerada por saber se vou conseguir aprender determinado conteúdo ou não.
eu não tenho muitos problemas com a zona de estresse pq eu sempre lidei bem com o estresse em todos os aspectos da minha vida, minha maior dificuldade na verdade é a ansiedade gerada por saber se vou conseguir aprender determinado conteúdo ou não.
Olá, Iara.
Tudo bem?
Entendo bem a sua preocupação com a ansiedade em relação ao aprendizado. Essa ansiedade pode realmente ser um grande obstáculo, mas é ótimo que você já tenha consciência disso e esteja buscando maneiras de lidar com a situação. Eu sempre dou o exemplo da minha área que é a programação, ficamos muitas das vezes ansiosos, pois parece que estamos aprendendo pouco ou devagar, já que as ferramentas da tecnologia estão em constante evolução e de forma rápida.
Algumas atitudes que podem te ajudar a passar da zona de estresse para a zona de aprendizagem:
Divida o conteúdo em partes menores: Em vez de tentar aprender tudo de uma vez, divida o material em segmentos menores e mais manejáveis. Isso pode tornar o processo menos assustador e mais controlável. Por exemplo, se você está estudando um novo idioma, em vez de tentar memorizar 100 palavras em um dia, comece com 10 palavras por dia.
Estabeleça metas realistas e recompensas: Defina metas pequenas e alcançáveis para cada sessão de estudo. Cada vez que você atingir uma meta, recompense-se com algo que goste, como um intervalo para um café ou um episódio da sua série favorita. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e tornar o estudo mais prazeroso.
Pratique técnicas de relaxamento: Antes de começar a estudar, dedique alguns minutos para praticar técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou alongamentos. Essas práticas podem ajudar a acalmar a mente e reduzir a ansiedade, facilitando a concentração e a absorção do conteúdo.
Espero que essas dicas te ajudem a lidar melhor com a ansiedade e a passar para a zona de aprendizagem de forma mais tranquila.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.