1
resposta

Zona de Estresse.

Cheguei em um emprego novo para uma área que nunca havia trabalhado na vida. Fiquei preso na zona de estresse pois nao me sentia confiante e capacitado o suficiente quando começaram a me deixar sozinho fazendo as coisas que tinham me ensinado.

O que eu poderia ter feito diferente era anotar mais instruçoes e "passo a passo" que foi passado, conferir os trabalhos feitos e verificar erros e perguntar quando precisasse.

1 resposta

Olá, Felipe.

Tudo bem?

Entendo perfeitamente a sua situação. Eu passei por isso também e foi bastante desafiador e estressante. No meu caso era uma vaga de .NET(C#). Essa sugestão de anotar mais instruções e perguntar quando necessário foi uma ótima ideia.

Alguns pontos legais que funcionou para mim foi:

  1. Anotar Detalhadamente: Como você mencionou, anotar instruções é fundamental. Tente ser o mais detalhado possível, criando um guia passo a passo que você possa consultar quando estiver sozinho. Isso pode incluir capturas de tela, trechos de códigos no meu caso, até mesmo uma cópia do projeto.

  2. Feedback Contínuo: Estabeleça um hábito de pedir feedback regular. Isso não precisa ser formal; pode ser uma rápida checagem com um colega ou supervisor sobre o seu progresso e áreas de melhoria. O feedback contínuo ajuda a identificar erros rapidamente e corrigi-los antes que se tornem um problema maior.

  3. Dividir Tarefas em Pequenos Passos: Quando se sentir sobrecarregado, divida suas tarefas em etapas menores e mais gerenciáveis. Isso não só torna o trabalho mais fácil de lidar, mas também dá uma sensação de progresso e realização à medida que você conclui cada etapa.

Por exemplo, se você estiver aprendendo a usar um novo software, em vez de tentar dominar tudo de uma vez, comece aprendendo as funções básicas primeiro. Depois, avance para as funcionalidades mais complexas à medida que se sentir mais confortável.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.