1
resposta

Zona de Estresse

Pense em uma situação de aprendizagem que você já viveu e que teve dificuldades em sair da zona de estresse. Como foi essa situação? O que o deixou preso na zona de estresse?

R - Quando eu trabalhava no supermercado como Jovem Aprendiz, tive que Aprender a me expressar, tirar as dúvidas dos clientes e ajuda-las. porém, tinha muita vergonha de falar e fazer algo por eles. por exemplo, citar qual produto bom para cliente, ajudar nas compras até no transporte e tirar algumas dúvidas. essas situações me deixavam nervosas e com estresse. pois estava sendo monitora e precisava tomar atitudes pata ajudar os clientes e ser um bom funcionário.

Agora liste 3 atitudes diferentes que você pode ter na próxima vez para não cometer os mesmos erros e passar rapidamente para a zona de Aprendizagem.

1 - Não ter vergonha das coisas, tomar iniciativa e mostrar teu potencial. mesmo que erre, todos estão ai para aprender. 2 - sempre buscar a melhoria 3- aprendi expressar melhor

1 resposta

Olá, Adriane! Como vai?

Você fez um ótimo trabalho ao identificar uma situação em que se sentiu presa na zona de estresse e também ao listar três atitudes que pode tomar para evitar essa situação no futuro. Isso é um grande passo para o autodesenvolvimento!

Mas, percebo que você pode estar um pouco confusa sobre o que significa exatamente a "zona de aprendizagem". Na teoria do aprendizado, a zona de aprendizagem é um estado em que você está desafiada, mas não sobrecarregada. Isso significa que você está enfrentando tarefas que são difíceis, mas não impossíveis de realizar.

No seu caso, quando você estava trabalhando no supermercado, parece que você estava sobrecarregada com a tarefa de se expressar e ajudar os clientes, o que te colocou na zona de estresse. Isso é completamente normal e acontece com todos nós em algum momento.

As atitudes que você listou para evitar a zona de estresse são excelentes. No entanto, para entrar na zona de aprendizagem, você pode considerar estratégias como:

1. Praticar a expressão em um ambiente seguro: Isso pode ser com amigos ou familiares, ou até mesmo na frente do espelho. A prática ajuda a construir confiança.
  2. Pedir feedback: Peça aos seus colegas ou supervisores para lhe dar feedback sobre como você está se saindo. Isso pode ajudá-la a identificar áreas para melhorar.
  3. Aprender com os erros: Quando cometer um erro, em vez de se sentir mal, tente ver isso como uma oportunidade de aprendizado. Pergunte a si mesma: "O que posso aprender com isso?"

Lembre-se, o objetivo não é evitar completamente a zona de estresse, mas sim aprender a navegar por ela e usá-la como uma oportunidade para crescer. Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.