1
resposta

Zona de estresse

Enfrento algumas situações onde entro na zona de estresse durante meu aprendizado e acabo deixando a ansiedade e o medo prevalecerem, sendo difícil sair.

Como estou no início da minha aprendizagem em programação, acabo não entendendo inúmeras coisas e na hora da praticar, encontro muita dificuldade para colocar aquilo que acabei de ver em prática. Consequentemente, me sinto frustrada e com medo de não entender o assunto, e em alguns casos me afasto do tópico por muito tempo ao invés de tentar de novo.

As atitudes que estou tentando trazer para o meu aprendizado são: Entender que esse processo de errar e tentar novamente várias vezes é normal; Quando acontecer, respirar fundo, reassistir a aula ou procurar mais conteúdos do assunto e recomeçar a solucionar o problema; Parar de comparar meu processo de aprendizagem com o de outras pessoas, aprendendo a respeitar meu próprio tempo.

1 resposta

Olá Giovanna! Tudo bem?

Entendo como pode ser desafiador lidar com a zona de estresse durante o aprendizado, principalmente quando estamos nos familiarizando com um novo assunto, como a programação. É normal sentir ansiedade e medo diante das dificuldades e da sensação de não estar progredindo como gostaríamos.

As atitudes que você está tentando trazer para o seu aprendizado são muito válidas e podem te ajudar bastante a lidar com a zona de estresse. Reconhecer que errar faz parte do processo e que é necessário tentar várias vezes até acertar é fundamental. Além disso, buscar mais conteúdos e revisar as aulas quando sentir dificuldade é uma excelente estratégia para fortalecer o entendimento do assunto.

Espero que nossos conteúdos ajudem no seu desenvolvimento, bons estudos!