Olá, xará chique, com dois eLLes, rsrsrs. Sair da zona de conforto é essencial pra criatividade. Falando nisso, você já viu a riqueza de conteúdo nesse sentido que tem aqui na Alura? Eu viciei em cursos de criatividade e super recomendo. Faça o curso de "Aprender a aprender", te ajuda a entender que seu cérebro precisa entrar em modo difuso, ficar desconcentrado, pra conseguir pensar "fora da caixa", descansar e armazenar o conteúdo. Pratique atividades físicas, veja paisagens, tome água, reserve tempo pra ver um filme, ler um livro sobre algo que goste, etc. Você vai aprender muitas técnicas nesses cursos. ;) Eu estava apreensiva também, pois além de ser bancária, sou mãe de 4 meninas, de 8 anos, 4 anos, 1 ano e 9 meses e uma bebê de 3 meses. Estou em licença maternidade e resolvi usar esse tempo que me resta em casa (3 meses), com menos stress (em relação ao trabalho, pois em casa tem picos o tempo todo) pra aprender e migrar de área. Há 10 anos sou bancária concursada na Caixa e por diversas vezes quis fazer algo diferente, mas nada do que tentei me daria uma renda semelhante e desisti. Estou amando o universo Dev, além de satisfação pessoal, desafios, ainda tenho a oportunidade de ser remunerada com renda semelhante a atual. Também amo desenho, mas não será meu foco, meu foco é Front. Farei cursos de UX e também de Back, pois quero ser Dev em T, rsrsrsrs "boa sorte pra mim".
Depois que comecei os cursos, estou conseguindo melhorar a mim mesma, controlar o stress, estudar com crianças me interrompendo o tempo todo, enfim.Por mais que eu tenha estudado psicologia na faculdade de Administração e tenha feito diversos treinamentos na empresa, não havia aprendido nem 1/10 do que estou aprendendo com os cursos nas áreas de desenvolvimento pessoal.
Não tenha medo, você está estudando pra uma área que demanda profissionais criativos, dispostos, que amem aprender e receberá um bom salário por isso.
Quer saber se realmente aprendeu? Tente ensinar outras pessoas. O fórum da Alura é um ótimo lugar pra isso. Tem dúvidas em todos os sentidos e você pode se desafiar a tentar ajudar o colega. Se não conseguir, ele pode nem saber que você tentou (faço isso, rsrsrs). Mas só de ter tentado buscar uma resposta você já vai ter treinado e usado tudo o que sabia sobre o assunto, o que lhe permitirá medir o seu conhecimento e decidir se dá um passo atrás (rever o curso), para que isso a leve adiante. Se precisar, revise sim os cursos. Farei isso com os de JavaScript nos conteúdos que eu for tentar responder questões no fórum e não fizer ideia de como resolver. Aliás, em uns dos cursos de aprendizagem tem pirâmides de curvas de aprendizado. Você absorve cerca de 95% do aprendizado quando ensina alguém. ;)Bons estudos e sucesso!