Durante um curso de programação em JavaScript, enfrentei muita dificuldade ao aprender lógica de programação e estruturas condicionais. Sempre que o código não funcionava, eu ficava frustrado rapidamente e começava a me comparar com colegas que pareciam entender tudo com facilidade. Isso me deixou preso na zona de estresse, sentindo que não era capaz e até cogitando desistir.
O que me deixou preso na zona de estresse:
Autocrítica excessiva – Eu focava mais no erro do que no processo de aprendizagem.
Comparação com os outros – Me comparar constantemente só aumentava minha insegurança.
Falta de pausas e organização – Tentava resolver tudo de uma vez, sem respiros, o que aumentava a ansiedade.
Praticar o autocuidado e paciência – Lembrar que errar faz parte do aprendizado e que cada um tem seu tempo.
Dividir o problema em partes menores – Em vez de querer entender tudo de uma vez, focar em etapas e pequenas vitórias.
Buscar apoio e interações construtivas – Participar ativamente de fóruns, comunidades como o Discord da Alura, e pedir ajuda quando necessário.