1
resposta

Zona de aprendizagem

Durante um curso de programação em JavaScript, enfrentei muita dificuldade ao aprender lógica de programação e estruturas condicionais. Sempre que o código não funcionava, eu ficava frustrado rapidamente e começava a me comparar com colegas que pareciam entender tudo com facilidade. Isso me deixou preso na zona de estresse, sentindo que não era capaz e até cogitando desistir.

O que me deixou preso na zona de estresse:

Autocrítica excessiva – Eu focava mais no erro do que no processo de aprendizagem.

Comparação com os outros – Me comparar constantemente só aumentava minha insegurança.

Falta de pausas e organização – Tentava resolver tudo de uma vez, sem respiros, o que aumentava a ansiedade.

Praticar o autocuidado e paciência – Lembrar que errar faz parte do aprendizado e que cada um tem seu tempo.

Dividir o problema em partes menores – Em vez de querer entender tudo de uma vez, focar em etapas e pequenas vitórias.

Buscar apoio e interações construtivas – Participar ativamente de fóruns, comunidades como o Discord da Alura, e pedir ajuda quando necessário.

1 resposta

Oi Ismael, tudo bem?

É completamente normal sentir-se frustrado quando as coisas não saem como planejado, especialmente em algo tão desafiador quanto aprender a programar. A chave é transformar essa frustração em motivação para continuar aprendendo.

Trouxe algumas sugestões que podem ajudar você a se mover da zona de estresse para a zona de aprendizagem:

1. Pratique o autocuidado e paciência: Lembre-se de que errar faz parte do processo de aprendizagem. Cada erro é uma oportunidade de aprendizado. Tente ver cada desafio como um passo em direção ao seu objetivo, em vez de um obstáculo.

2. Divida o problema em partes menores: Quando se deparar com um problema, tente dividi-lo em partes menores e mais gerenciáveis. Assim, você pode focar em resolver uma parte de cada vez, o que pode tornar o processo menos estressante e mais gratificante.

3. Busque apoio e interações construtivas: Não hesite em pedir ajuda quando precisar. Participar de comunidades, como o Discord da Alura, pode ser uma ótima maneira de encontrar apoio e aprender com os outros. Compartilhar suas dificuldades e sucessos pode ser muito motivador.

Lembre-se de que cada um tem seu próprio ritmo de aprendizagem, e se comparar com os outros pode ser contraprodutivo. Concentre-se no seu progresso e celebre suas pequenas vitórias ao longo do caminho.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!