2
respostas

Zend Framework 2 - Hospedagem

Bom Pessoal, Concluí o curso de Zend e parti para desenvolver uma aplicação usando o framework, nada muito complicado, cadastros, listagens, autenticação, doctrine ... Estava uma maravilha, criei um Vhost e estava rodando perfeito na minha localhost com o BD hospedado. Porém.. Sofri um pouco para hospeda-la na Locaweb, quase uma semana de pesquisas relacionadas a permissões, arquivo .htacces, pois a aplicação rodava tranquilamente na minha localhost mas na web dava erro de não encontrar a classe do controller e as views, Mas finalmente, depois de muito ler o reler o código e pesquisar na web, consegui implanta-la. o erro era ocasionado por um pequeno detalhe. e fica a dica para os iniciantes que poderão passar por isso também.

Minha hospedagem é Linux, e meu ambiente local é Windows, oque acontece é que o Linux é case sensitive, ou seja, leva em consideração os caracteres maiusculos e minusculos, enquanto no windows tanto faz.

Agradeço a equipe do Aluira pela experiencia passada no curso de Zend,(inclusive para a trilha php só me falta finalizar o cake).

Abraço

Thiago

2 respostas

Thiago, ponto muito bem lembrado. Por isso é interessante sempre desenvolver e ter um ambiente de testes identico ao de producao, senao a gente é pego de surpresas por essas diferenças de sistemas operacionais, versoes, etc.

Completando o que o Paulo já falou acima, temos cursos aqui no Alura que embora talvez não cheguem especificamente a comentar sobre estas questões, eles ajudam bastante com a questão de evitar esse tipo de problema, são eles o curso Vagrant e de Docker. Fica aqui minha recomendação para que os faça, seguem os links:

Vagrant: https://cursos.alura.com.br/course/devops-com-vagrant-e-puppet

Docker: https://cursos.alura.com.br/course/docker

Com estas ferramentas você pode configurar um ambiente bem próximo ao que se é usado em produção e já verificar o comportamento da aplicação em modo de desenvolvimento.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software