1
resposta

Zen Voting

A vantagem é que não será selecionada a ideia apenas daquela pessoa que soube expor melhor sua ideia, mas sim por meio de uma democracia, por votos dos demais. Pergunta: penso que se, colocarmos as ideias para as pessoas colarem seus adesivos verdes ou vermelhos, acredito que as ideias que tiverem mais etiquetas podem influenciar os demais a inserir etiquetas da mesma cor, para que a pessoa não se sinta "destoando"dos demais.

1 resposta

Olá Franciani,

Sim, isso pode acontecer se um cuidado maior não for tomado. Muito importante a sua observação!

Eu encontrei alguns artigos que falam sobre esse viés. Este do medium e este para que seja mais democrático escondendo o voto para mostrar depois. Uma outra alternativa que encontrei neste artigo é para colocar o voto atrás do post-it, para que as pessoas não sejam influenciadas.

Uma outra adaptação para remover o viés é adicionar identificadores nas ideias e quando a pessoa for votar, ela vota em uma folha separada (que tem os identificadores) entregando no final. Assim é só embaralhar as folhas e não conseguimos identificar as pessoas que votaram e ninguém vê o voto de ninguém.

Espero ter esclarecido as alternativas.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software