1
resposta

Yoast SEO - Dúvidas sobre pages

Tenho algumas dúvidas sobre páginas estáticas. São páginas geradas seja por um plugin ou tema específico, onde dentre estas páginas estão, formas de pagamento, selecionar plano, editar perfil, entre outras páginas... Além do FAQ, Termos e Condições, Home, e por ai vai...

Minhas dúvida é a seguinte... Devo configurar o Yoast para todas as páginas? Finalizar Pagamento, Formas de Pagamento, etc? Ou devo somente configurar o SEO das páginas importantes, como Contatos, Home, Termos e Condições... etc?

Até hoje, não consegui encontrar uma explicação sobre estes tipos de páginas, onde não possui imagem, não possui texto apropriado onde se exige a palavra chave no começo do texto ou título, que não existe links para direcionamento externos etc. E a minha preocupação é elaborar o SEO para estas páginas e cometer erros, por estarem incompletas, ou ainda, corrigir todos estes erros, atuando de forma desnecessária pelos objetivos das páginas e por não haver grandes necessidades de ranquear.

Gostaria de uma orientação e uma explicação para estes casos onde o tema possua páginas estáticas e direcionadas a um comportamento, diferente de páginas que se destina a artigos de blog.

1 resposta

Opa Anthony, excelente pergunta. Vamos lá.

Algumas páginas não deveriam nem ser indexadas pelos buscadores (e aí você pode bloquear isso através do robots.txt para o seu site). Algumas páginas que você mencionou como edição de perfil, pagamento, seleção de plano não precisam ser indexadas pelos buscadores.

E pq não? Pelo fato de que não há conteúdo relevante ali e que são páginas que dependem de passos anteriores. Por exemplo, a página de pagamento depende de um passo anterior (a escolha do plano). A página de edição de perfil depende de algo antes (o login). Quando o usuário ver essas páginas no Google e clicarem, possivelmente eles vão ser redirecionados para outras páginas do seu site, entende? Por isso nesses casos o melhor a fazer é não permitir a indexação dessas.

Outras que você citou devem sim ser indexadas como a FAQ, termos, Sobre a empresa, etc. Essas são páginas que não dependem de uma interação anterior e possuem conteúdo relevante para ser indexado.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, posta aí :)

Abraços