que droga todo lugar galera usa windows pra rodar o xampp faz meses que to tentando rodar no ubuntu nao roda alguem pode me ajudar ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
que droga todo lugar galera usa windows pra rodar o xampp faz meses que to tentando rodar no ubuntu nao roda alguem pode me ajudar ?
Olá Eduardo,
Quando eu usava o Ubuntu eu segui este link abaixo para instalar tudo. Funcionou perfeitamente.
tente seguir esse passo a passo, qualquer coisa posta os erros aqui.
Oi Eduardo!
Verdade, no curso estamos usando Windows, mas vou te contar um segredo... eu mesmo uso o Ubuntu para desenvolver PHP também!! vou te ensinar aqui como que eu faço.
No Windows, a galera costuma usar o XAMPP que é um pacotão que instala o Apache, o PHP e o MySQL, a única diferença é que a gente vai ter que instalar cada uma dessas partes separadas.
Mas se você estiver no Ubuntu 18.04 LTS, você pode instalar o pacote do PHPMyAdmin, que vai instalar tudo para você.
Abra a linha de comando (Terminal) e digite o seguinte comando:
sudo apt-get update; sudo apt-get install phpmyadminNa instalação, ele pode pedir para você selecionar o servidor web padrão, é só selecionar o Apache2.
E se na instalação ele pedir para você definir uma senha para o MySQL, anote ela e não esqueça, pois você vai utilizar ela depois!
E agora você pode seguir com o curso, a diferença agora é que ao invés de utilizarmos a pasta do XAMPP do Windows, que é a "C:\xampp\htdocs", você vai utilizar uma pasta do Linux, que chama "/var/www/html"
E de resto é igualzinho, se você tiver qualquer dúvida com a instalação no Ubuntu eu tô aqui pra te ajudar, só mandar mensagem aqui no fórum, tá bom? :)