2
respostas

xampp no ubuntu

que droga todo lugar galera usa windows pra rodar o xampp faz meses que to tentando rodar no ubuntu nao roda alguem pode me ajudar ?

2 respostas

Olá Eduardo,

Quando eu usava o Ubuntu eu segui este link abaixo para instalar tudo. Funcionou perfeitamente.

https://www.digitalocean.com/community/tutorials/como-instalar-a-pilha-linux-apache-mysql-php-lamp-no-ubuntu-16-04-pt

tente seguir esse passo a passo, qualquer coisa posta os erros aqui.

Oi Eduardo!

Verdade, no curso estamos usando Windows, mas vou te contar um segredo... eu mesmo uso o Ubuntu para desenvolver PHP também!! vou te ensinar aqui como que eu faço.

No Windows, a galera costuma usar o XAMPP que é um pacotão que instala o Apache, o PHP e o MySQL, a única diferença é que a gente vai ter que instalar cada uma dessas partes separadas.

Mas se você estiver no Ubuntu 18.04 LTS, você pode instalar o pacote do PHPMyAdmin, que vai instalar tudo para você.

Abra a linha de comando (Terminal) e digite o seguinte comando:

sudo apt-get update; sudo apt-get install phpmyadmin

Na instalação, ele pode pedir para você selecionar o servidor web padrão, é só selecionar o Apache2.

E se na instalação ele pedir para você definir uma senha para o MySQL, anote ela e não esqueça, pois você vai utilizar ela depois!

E agora você pode seguir com o curso, a diferença agora é que ao invés de utilizarmos a pasta do XAMPP do Windows, que é a "C:\xampp\htdocs", você vai utilizar uma pasta do Linux, que chama "/var/www/html"

E de resto é igualzinho, se você tiver qualquer dúvida com a instalação no Ubuntu eu tô aqui pra te ajudar, só mandar mensagem aqui no fórum, tá bom? :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software