6
respostas

XAMPP instalação com Problemas e problemas em todo o curso....

Fiz diversos cursos na Alura e esse realmente está bem complicado... O professor vala tudo muito rápido e passa por cima de informações que para ele são básicas para quem está começando é bem complicado. Instalei o Xampp numa boa mas quando entro na segunda aula e mando "http://localhost/xampp/" ele me dá "Index of /xampp [ICO] Name Last modified Size Description [PARENTDIR] Parent Directory -Apache/2.4.37 (Win32) OpenSSL/1.1.1a PHP/7.3.0 Server at localhost Port 80" E não aparece a página do Xampp ? Como posso fazer com que ela apareça para continuar o curso. Preciso aprender o Php com urgência mas essa didática não está dando muito certo.

6 respostas

Boa tarde Ricardo!

Se você preferir, pode diminuir a velocidade do vídeo. Tem alguns instrutores que realmente falam mais rápido, mas esse recurso pode te ajudar a contornar esse problema.

Verifique o que há no diretório C:\xampp\htdocs\xampp\, provavelmente ele deve estar vazio.

Você pode subir o MySQL através do Painel de Controle do XAMPP (XAMPP Control Panel).

Veja se no lado inferior direito da sua tela aparece esse ícone:

https://www.lestarte.com/blog/wp-content/uploads/2007/12/xampp-objectdock.png

Caso não esteja aparecendo, verifique se o ícone não está oculto.

Lá no XAMPP Control Panel dá para iniciar ou parar os serviços do Apache e do MySQL.

https://netbeans.org/images_www/articles/72/php/configure-php-environment-windows/xampp-control-panel.png

Oi Jonas, boa tarde!

Não é o caso vou parando e vendo aqui. inclusive em outros cursos até vejo mais rápido mas o site do PHP está meio diferente. Enfim estou me virando. mas seria legal se fizessem uma outra versão mais atualizada do curso.

Um abraço,

Boa tarde Ricardo!

Às vezes é complicado mesmo. Inclusive é importante fazer o que você fez, que é dar um feedback pro pessoal da Alura, eles estão sempre buscando melhorar os cursos e a plataforma como um todo.

E o problema do XAMPP, conseguiu resolver?

oi Ricardo. Posicionando aqui, este curso está na mira de ser completamente refeito, assim como novos de PHP já estão saindo!

É por isso que a Alura é o que é! No meio de um debate no Fórum chega simplesmente o Paulo Silveira dando uma resposta sobre uma demanda de um usuário. Show de bola! Parabéns à Alura/Caelum por oferecer um produto/serviço de alta qualidade e que está sempre melhorando!

Oi Ricardo,

Em primeiro lugar, a dica abaixo só serve se vc já tem uma noção do Docker e tem o Docker Desktop instalado.

Em segundo lugar, essa dica veio do moderador Vinícius Dias, estou apenas repassando!


Vc pode rodar facilmente um servidor PHP através de uma imagem PHP que já existe preparada no Docker Hub. Para tal basta criar um container com o comando:

docker run -it -v C:\sua-pasta-php:/app -w /app -p 8081:8081 php -S 0.0.0.0:8081 

Na primeira vez pode demorar um pouco, pois vai baixar a imagem. Uma vez baixado sobe automaticamente um servidor PHP na porta 8081 em poucos segundos.

Agora só falta colocar os seus arquivos PHP na pasta C:\sua-pasta-php


De qq forma vale a pena estudar um pouco sobre Docker pois é uma ferramenta que realmente simplifica a infraestrutura, alem de ser muito popular na nossa area.

abs, Nico

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software