Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
12
respostas

Xamarin Studio no VS - AJUDA!!!

Cheguei no tão sonhado curso após passar por todas as etapas do C# e para a minha surpresa, o curso foi gravado explicando em um MAC? sério isso? Vejo que muitos usuários estão reportando erros no debug no standard preview da aplicação de welcome, assim como também estou tendo. Irei refazer a instalação do VS2015 + Xamarin para ver se corrige, mas tenho 1 pergunta apenas. Irão atualizar este curso com algum vídeo demonstrando a instalação para rodar a aplicação corretamente no VS, ou só vai dar a preferência em um MAC? Isso é um descuido e até irônico gravar uma aula com referência de xamarin e não dar o conteúdo sendo introduzido no windows. Ah ok! vou lá comprar um MacPro só pra me sentir sintonizado com a aula e já volto.

Extremamente desapontado

12 respostas

oi Anthony

Entendo perfeitamente sua frustração. Quando criamos esse curso de Xamarin, a Microsoft ainda não havia comprado a empresa e o foco nos desenvolvedores windows acabou não sendo o principal. Vamos corrigir essa falha e regravar esse curso, que já está em andamento.

abraços

Oi Anthony,

estamos elaborando um passo a passo pro Windows enquanto o novo curso não sai.

Enquanto isso, você pode postar os erros que está recebendo aqui, ou como está tentando criar a aplicação, para que a gente possa tentar ajudar e fazer tudo funcionar. :)

Abraço!

solução!

Paulo e Lucas, muito obrigado pela mensagem. Bom, não consegui resolver os problemas do debug para rodar a aplicação, sendo que JDK já estava instalado, Android SDK também, entre outros detalhes que os relatórios de erro estavam destacando. Na hora de realizar, simplesmente o VS travava e o emulador ficava em tela preta. iiiih' wtf. Resultado: formatei :) e como antes eu tinha selecionado os arquivos que seriam instalados no VS, agora aceitei tudo e estou aguardando aqui os 45gb da instalação.

Paulo, à respeito da versão e na época em que foi realizado o curso, gostaria que desse atenção ao xamarin e ao universal UWP nas próximas vídeo aulas. Assisti ao hipsters do episódio do web apps e quero ver a potência do C# englobando os serviços da M$, também o MVC. Seria legal ver um cast a respeito.

Lucas, eu irei retornar novamente mais tarde e farei novas tentativas. Caso ocorra algo eu retorno.( fiz a tentativa em modo xamarin.forms.portable). Mas acho eu que agora não haverá problemas. "Ao meu ver" instalar componentes no NuGet e outros de forma Manual, talvez tenha sido este o problema. incompatibilidade entre pastas, múltiplos logs, erros de direcionamento, algo do tipo que você concerta 1 erro e aparecem 3+..

E desculpa o mal jeito, mas foi um baque e minha reação foi de desespero.

Abraços! Obrigado pela atenção de vocês.

Lucas, acho que estou sofrendo os mesmos problemas do Antony. Vc´s tem alguma versão desse passo a passo do Xamarin no Windows com Visual Studio?

Flavio, boa tarde. Para você ter uma ideia, eu olhei o curso novamente, eles atualizaram explicando algumas coisas para o windows, mas mesmo assim ainda não senti vontade em faze-lo.

Ver um Xamarin sendo apresentado inteiramente dentro do Mac é desolador. Aparentemente talvez o curso seja bom, mas ainda não me convenceu de clicar lá e focar na aula.

Antes minha estratégia era terminar a carreira para desenvolvimento mobile com xamarin, mas agora estou cá fazendo "TODOS" os cursos voltados ao C# .NET, boas práticas, etc... para DEPOIS... olhar esse curso e tentar finaliza-lo.

Acho que a questão também não é somente o foco na instalação para o windows, mas também focar na plataforma, e o seu modo de uso.

Pois quem programa para a plataforma windows, quer sintonia total com a plataforma, os instaladores, os atalhos, etc.

Ainda estou dando mais tempo para ver se passam esse curso dentro do Visual Studio Community 2015/2017 dentro da plataforma windows 10

Sem contar que o xamarin mudou muito de uns tempos pra cá, e apenas aplicar 'como instalar no windows' e ter uma aula com padrões de versões iniciais do xamarin, sei lá... eu particularmente gosto de tudo atualizado, a concorrência hoje em dia no mercado de tecnologia é forte, e um simples detalhe desses, faz a diferença absurda no final.

Se o seu foco está sendo dentro do C# Flavio... Te aconselho em ir fazendo os outros cursos, de ASP, Razor, SOLID, Design Patterns, Entity, WebApps, e etc.. Para quando chegar no xamarin você já sair produzindo seu app sem agarrar em alguma questão de backend.

Oi Anthony, como falei, a gravação do curso estava em andamento. Agora ela já está em seu fim e passará para a edição. Sabemos dos pontos que temos de melhorar nesse curso e reafirmo que estamos atrás disso.

Flavio, o passo a passo no windows ja existe. Se nao funcionar, passa o erro que está dando pra gente?

abraços e aguardem.

Com certeza Paulo, por isso estou tranquilo e mais pra frente, retornarei ao xamarin. Tem muitos outros cursos voltados ao C# .NET que puts, é fenomenal ... Design Patterns e SOLID são os que eu mais amo até agora, se juntar isso com o todo... Viro engenheiro de software tranquilamente.

Como falei acima, o conteúdo já foi atualizado para a instalação do xamarin no windows, mas eu particularmente ainda fico aguardando uma atualização do curso em geral, quanto à isso nem tenho pressa... Quanto mais estudar, melhor.

Mas fiquei feliz em saber que o curso está em avaliação e que já houve novas gravações das aulas.

Paulo, os problemas são diversos. Você teria um skype ou alguma programa de mensagens que podemos falar?

Oi Flavio

O ideal é submeter aqui, mas em um novo topico. Como esse está fechado, o pessoal pode acabar não vendo os detalhes do seu erro, já que o topico está marcado como solucionado.

Voce abre um novo e poe copia as mensagens de erro e talvez um screenshot? Eu essa semana não estarei pelo forum, mas assim que voce postar diversas outras pessoas da alura vão ver o erro tambem para analisá-lo.

Ficamos no aguardo

Olá também estou utilizando o VS e também tive problemas vários problemas ao tentar seguir a aula e com o podcast do hipster sobre xamarin fiquei ainda mais na vontade de fazer o curso. Fiquei feliz com o retorno do Paulo falando que esta sendo gravada a atualização, to pensando em fazer meu tcc voltado ao xamarin, vou ficar no aguardo.

Paulo, segue meus problemas / considerações:

1) Na criação do projeto ele já apresenta um problema de compilação devido as versões de algumas bibliotecas do Xamarin. (Seria legal pontuar isso no tutorial, qual a versão correta para cada uma delas e já deixar avisado que é necessário atualizar)

2) Emulador padrão no Windows tem seu uso totalmente inviável. É muito lento, sendo quase impossível de usar. (Qual seria a versão melhor para usar e conseguir debugar um app no Windows? Como deve ser instalado?)

3) Versão do framework no App do curso (Qual versão é a melhor para ser usada, qual emulador usar para essa versão e para as demais?)

4) Existe uma mensagem de um acelerador do emulador para o Windows, como instalar isso? Quais são os pré-requisitos? Como baixar? Esse acelerador realmente deixa o trabalho possível.

Exemplo mensagem:

Recommended AVD

Running an x86 based Android Virtual Device (AVD) is 10x faster.We strongly recommend creating a new AVD.

5) Sem escrever nenhuma linha de código, o App apresenta problema em sua execução. Estou usando o Emulador Android 7.0 API 24 – Nexus S. Mensagem de erro: App1.Droid has stopped Button: Open app again