2
respostas

Xamarin ou Ionic?

Pessoal, estou pesquisando as linguagens multiplataformas para o desenvolvimento do meu aplicativo, estou em duvida entre Xamarin ou Ionic. Vou explicar minha situação para ouvir a sua opinião:

Estou com uma aplicação Web utilizando Java com SpringMVC. E basicamente um portal de notícias, a função do meu aplicativo via ser ler as notícias desse meu sistema nos dispositivos mobile.

Acredito que seja um aplicativo até bem simples de se fazer, por isso encontrei o Ionic, que utiliza javaScript mas também conheci o Xamarin pelo hipsters.tech #19 que pelo que entendi e bem robusto para multiplataforma.

Alguém tem algo a me dizer?

2 respostas

Fala aí Rafael, blz?

Cara eu programo, para iOS nativo.

E eu particularmente não gosto muito do Ionic, pois tudo que ele faz é utilizar uma webView e rodar html, csse javascript. E com isso você fica muito limitado ao que uma webView te proporciona.

Porém vejo que para projetos simples, ele facilita bastante. Pois você não precisa de um conhecimento para produzir um app.

Eu prefiro o Xamarim pois ele irá gerar código nativo e com isso você utiliza tudo o que o sistema operacional te proporciona.

Por outro lado, ele requer um pouco mais de estudo tanto da linguagem quanto dos sistemas operacionais.

Estou lendo alguns artigos e boa parte me diz isso, código nativo sempre vai ser melhor. Mas como o meu aplicativo seria algo mais simples, um que utilize javaScript poderia torna as coisas um pouco mais fácil.

Estou ouvindo muito falar de React tambem, vou dar uma boa investigada nas minhas opções