1
resposta

X. CPF , X.CONTADOR, ()X WHERE, X.CONTADOR

Ainda não conseguir entender a funcionalidades dos ALIAS e como estrutura-los nos códigos. Nas aulas 01 a 03 não utilizávamos esse conceito com frequência e foi introduzido na aula 4 sem muita contextualização. Senti dificuldade na atividade 2 e agora estou sentindo dificuldade para entender nesta atividade. Teria como fazer a questão sem o uso do apelido?

  • Se sim, como ficaria a questão sem o uso do apelido?
  • Se não, tenho que sempre usar o mesmo apelido, como por exemplo o 'x' (x.cpf, x.contador, () x where, x.contador)?

Outra dúvida é pq group by fica dentro da sub consulta e o having count (*) > 2000 fica de fora da sub consulta? Conseguiria colocar toda essa rotina na sub consulta?

1 resposta

Olá Felipe, tudo bem?

O ALIAS é utilizado para dar a uma coluna, uma subconsulta e uma tabela um nome diferente. Então caso não é possível realizar a consulta sem o ALIAS, depois que você definir um ALIASpara uma tabela ou para uma Subconsulta como foi feito na atividade, você passa a referenciar as mesmas através do ALIAS.

(SELECT CPF, COUNT(*) AS CONTADOR FROM notas_fiscais
WHERE YEAR(DATA_VENDA) = 2016
GROUP BY CPF) X 

Depois da Subconsulta você informa qual será o ALIAS utilizado, como no exemplo acima, o ALIAS da Subconsulta é X, então onde for necessário referenciar a Subconsulta , será utilizado o ALIAS.

Como no Select externo da consulta:

SELECT X.CPF, X.CONTADOR FROM 

Nesta parte do Select, está sendo selecionado apenas o campo CPF e o campo CONTADOR o ALIAS X é usado para informar ao banco de dados que estes campos devem ser buscados na Subconsulta.

WHERE  X.CONTADOR > 2000

Como também foi utilizado o ALIAS na condição do Select, neste caso só devem ser retornados o CPF e CONTADOR onde o valor do contador também da Subconsulta seja maior que 2000.

E o having count (*) > 2000 também pode ser utilizado dentro da Subconsulta, o resultado seria o mesmo, na atividade foi utilizado desta forma, apenas para demonstrar uma forma de se utilizar a Subconsulta.

Você pode ver mais sobre ALIAS e Subconsulta acessando a documentação do MySQL.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software