Olá, Franco! Tudo bem?
Muito obrigado por compartilhar esta reflexão conosco, realmente o foco foi para a redução, na verdade limitação do WIP com ênfase no Throughput.
Sobre sua questão:
"É correto afirmar que com o estabelecimento de um WIP ideal e o aumento do Throughput estaremos automaticamente diminuindo o Lead Time?"
No meu entendimento esta afirmação é realmente um pouco mais complexa do que apenas estabelecer um WIP ideal. Como vimos ao longo do curso, precisamos considerar outros fatores, como a própria eficiência de nosso fluxo, possíveis bloqueios e pontos de espera que podem ocorrer ao longo do desenvolvimento das atividades. Podem surgir demandas urgentes que impactem o andamento atual, então realmente esta afirmação é um pouco complexa. Porém, o limite de WIP pode ser de grande ajuda.
Sobre a questão do período analisado, também entendo que este cenário poderia variar em cada momento, pensando em sprints como você mencionou, creio que até atingir um equilíbrio e a equipe como um todo obtiver uma maior certeza em relação às demandas, sua capacidade no momento, e após passado o tempo de adequação do time, talvez poderia ser possível observar melhoras no lead time, mas entendo que esta análise precisa ser feita em um médio ou longo prazo. E mesmo assim, podem surgir fatores externos que venham a prejudicar este número, então o balanceamento do fluxo não é uma garantia de redução do lead time, mas pode ajudar em muito a alcançar este objetivo.
Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum e parabéns pelas reflexões aprofundadas e críticas sobre o assunto, continue assim!
Abraços e bons estudos! :)