Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Wordpress x WIX

Tenho interesse de fazer esse curso mas me deparei com alguns prós e contras entre o wix e o wordpress informados nesse link: http://www.websitebuilderexpert.com/wix-vs-wordpress/

Lembrando que no meu caso, a curva de aprendizagem e o tempo para concluir o site são os fatores que estão pesando no momento. Gostaria muito de saber a opinião de vcs a respeito.

1 resposta
solução!

Oi Henrique, tudo bem? Bom, eu realmente não considero o Wix como uma escolha de ferramenta pra desenvolvimento de sites, apesar de estar ai disponível para uso e isso ser uma opiniao particular e como desenvolvedor que usa o WP vou me ater a um exemplo básico de porque eu apoio o uso do WP.

Eu apoio o uso do WP por que posso livremente desenvolver sites identicos ao design oferecido ao cliente, não dizendo que com o Wix voce nao consiga, mas entenda que no WP eu posso extender o site da forma que achar necessária. Páginas costumizadas, integrações com sistemas e várias outras coisas são possiveis no WP.

O WP permite que eu modifique seu comportamento padrão de várias formas. O que me limita dentro dele é na prática, meu proprio limite. Posso usar temas pagos, gratuitos, posso criar o meu prórpio do zero e de uma forma não muito dificil. Assim também posso fazer com os plugins.

Claro, se não souber um pouco de PHP, pode ser mais dificil começar, mas caso já tenha base, pode aprender rápido e entregar sites rápidos para seus clientes.

Não tenho experiencias com o Wix, usei o mesmo há muito tempo, ainda era usado Flash no sites. Hoje em dia, dizem que é HTML5 mas recentemente acessei um site que era construido com Wix e fui olhar o código fonte da página e veja só, não havia código!

O que haviam era um numero gigantesco de imports javascript e vários arquivos json. O que acontecia? Os javascripts renderizavam a página de acordo com o conteúdo dos arquivos .json

Aparentemente isso não é um problema, mas pode se tornar quando você começar a pensar em otimizações para motores de busca.

Os motores de busca só leem seu código HTML praticamente, ou seja, o site que mencionei antes não aparecia no Google, por que o o Google não encontrava nada de conteúdo no site. E o mesmo não processa javascripts (até onde sei).

Contudo o caso pode ter sido uma ocorrencia isolada, mas não creio que seja.

Visualmente você talvez consiga o mesmo resultado usando as duas ferramentas, mas e em qualidade, facilidade de manutenção, facilidade de melhorias e otimizações?

Sinceramente, recomendo o WP. Seus primeiros projetos podem demorar um pouco mais pra sair, mas conforme for desenvolvendo os demais, vai precisar pesquisar menos e conseguir fazer as coisas de forma mais natural e rápida.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software