1
resposta

Wordpress no Monolito?

Na estrutura do monolito que estamos desenvolvendo, faz sentido incluir um projeto desenvolvido com WordPress ou essa estrutura é para projetos em JavaScript/Typescript com frameworks do ecossistema apenas? E um projeto com WordPress por exemplo, seria em um repositório a parte?

1 resposta

Oi Igor, tudo bem?

Desculpa a demora em retornar.

Sua pergunta é bastante interessante e pertinente, já que se trata de uma dúvida comum que muitos desenvolvedores têm quando estão construindo uma aplicação monolítica. A resposta curta é: sim, é possível incluir um projeto desenvolvido com WordPress na estrutura do monolito. No entanto, é importante considerar alguns pontos antes de fazer isso.

Para começar, é importante entender que o WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo que é executada em PHP e que tem suas próprias regras e funcionalidades específicas. Embora seja possível integrar um projeto WordPress em um monolito, é preciso levar em conta que essa integração pode tornar o sistema mais complexo e aumentar o tempo de desenvolvimento e manutenção.

Se você decidir incluir um projeto WordPress em um monolito, é recomendável que você crie um repositório separado para ele, já que, como mencionado anteriormente, o WordPress tem suas próprias regras e requisitos. Isso também facilitará a manutenção e a evolução do projeto no futuro.

Além disso, é importante avaliar se incluir um projeto WordPress no monolito é a melhor opção para o seu caso específico. Se o objetivo do seu projeto é criar um site comum, é possível que o WordPress seja suficiente por si só. No entanto, se o seu objetivo é criar uma aplicação complexa com várias funcionalidades e integrações, incluir o WordPress no monolito pode ser a opção mais adequada.

Outra opção seria criar uma aplicação separada que se integra ao monolito, em vez de integrar diretamente o WordPress. Nesse caso, você poderia criar uma API que se comunica com o monolito e com o WordPress, permitindo que as duas aplicações se comuniquem e compartilhem dados.

Por fim, é importante lembrar que o monolito é apenas uma das várias opções de arquitetura disponíveis para o desenvolvimento de aplicações web. É importante avaliar cuidadosamente os requisitos do seu projeto e as características de cada tipo de arquitetura antes de tomar uma decisão.

Espero que tenha te ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software