Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Wordpress + Docker (Duvida para codar e ver o retorno mais rapido) *Problemas de sudo e admin*

OS -> Zorin

Tenho um docker compose:

services:
  db:
    image: mariadb:10.6.4-focal
    command: "--default-authentication-plugin=mysql_native_password"
    volumes:
      - ./wp_data:/var/lib/mysql
    restart: always
    environment:
      - MYSQL_ROOT_PASSWORD=somewordpress
      - MYSQL_DATABASE=wordpress
      - MYSQL_USER=wordpress
      - MYSQL_PASSWORD=wordpress
    expose:
      - 3306
      - 33060
  wordpress:
    image: wordpress:latest
    volumes:
      - ./wp:/var/www/html
    ports:
      - 80:80
    restart: always
    environment:
      - WORDPRESS_DB_HOST=db
      - WORDPRESS_DB_USER=wordpress
      - WORDPRESS_DB_PASSWORD=wordpress
      - WORDPRESS_DB_NAME=wordpress

Com ele faço os volumes se tornarem 2 pastas: wp (Com o code do wordpress) wp_data (Com o banco) Porem não consigo alterar a pasta wp no VS code para visualizar minhas auterações em tempo real. To fazendo uma "volta" e queria não precisar fazer essa "volta".

"Volta": Copiei a pasta wp mudei para outro nome, altero o que quero e copio e colo no lugar devido. Quero não precisar de fazer isso.

Alguem teria alguma dica?

Segue alguns prints visuais:

Unable to write file

Nessa imagem quando já tem um arquivo, beleza dá pra alterar clicando no Retry as Sudo. Só que não quero isso. Quero poder criar arquivos e editar livremente como faço no react e outros frameworks.

Arquitetura de pastasVisualização do arquivo docker-compose.yaml

5 respostas

Solução 1:

sudo chmod -R 777 wp

Mudando o acesso consigo edita-lo e visualiza-lo, apenas salvando a alteração. Aparentemente consegui o que queria, mas minha intuição diz que vou ter que mudar isso no futuro...

solução!

Com certeza vai ter de alterar isso no futuro, você está dando permissão total não é uma boa pratica. qual é a permissão dos diretórios? qual usuário dono do diretório, faz parte do mesmo grupo que o seu?bons jeitos é 775, 755, 765

Muito obrigado pela resposta Hebert! Bom saber que realmente terei que mudar. Bom que é apenas um projeto de estudo para estudar php, vou alterar para uma permissão melhor como sugerido. Obrigado.

O que vocé poderia fazer também seria buildar como sudo: sudo docker-compose up -d --build

Assim vocé ja iria dar a permissões pro seu docker altar os arquivos, ou também altear o dono no seu arquivo, enfim tem varias formas. Mas acredito que seja ja deva resolver seus problema.

Noo boa, vou fazer isso. Obrigado por compartilhar esse conhecimento, não sabia que rodando com o sudo ele conseguiria alterar as permissões.