Salve, família!
Ontem fui até às 2:30 da madruga tentando fazer esse trem funcionar. Tentei a solução da resposta que foi dada para outra aluna a alguns meses atrás e fui em busca da versão mais nova. Quando eu instalei o app em minha máquina, eu fui direto pela loja da distro (pop os) e instalei um .deb, mas não capturava a interface. Desinstalei e tentei com o flatpack que tinha uma versão mais atualizada, mas a versão flatpack também não captura essa interface e se apresentava dessa maneira: . Penei muito e pensei que seria melhor dormir e ao acordar poderia conseguir uma solução, as vezes é duro aceitar isso, não é?
É terrível a sensação de frustração em dormir sem descobrir o que passa... mas dormi.
Hoje, depois de vasculhar em alguns tutoriais escritos, em vídeos, ler documentação e wiki da ferramenta, achei uma solução e vou compartilhar aqui pro caso de mais alguém ter a mesma dificuldade.
Passos para instalar a versão estável mais recente, via linha de comandos
-> Abra o terminal e rode:
sudo add-apt-repository ppa:wireshark-dev/stable
->Atualize o repositório com:
sudo apt update
-> Instale o Wireshark:
sudo apt install wireshark
-> Inicie o Wireshark com privilégios de super usuário:
sudo wireshark
-> Se encontrar algum erro durante a instalação ou execução do Wireshark, como "Wireshark xdg_runtime_dir not set", abra o terminal e execute este comando:
sudo dpkg-reconfigure wireshark-common
Agora clique YES na caixa de mensagem.
Pronto!
Aqui funcionou bem, embora a notificação que o passo 5 tenta resolver tenha persistido... .
. Mas mesmo com o alerta não resolvido, o app ficou desse jeito: . . Aqui, consigo ler o token: . Contudo, aqui em minha máquina, a ferramenta só funciona bem iniciando enquanto root via terminal, quando eu abro o app diretamente pela interface gráfica as interfaces de loopback e as outras 8 interfaces desaparecem da lista de captura.
Por acaso alguém consegue me explicar se é normal que eu só possa capturar essas interfaces via sudo? Não seria um problema continuar usando assim, mas gostaria de entender se esse comportamento acontece em outras distros e SO's.
Desde já, obrigado. E espero que o passo a passo acima possa ajudar alguém.
Axé!