1
resposta

Wireshark no Ubuntu não reconhece a interface loopback

Salve, família!

Ontem fui até às 2:30 da madruga tentando fazer esse trem funcionar. Tentei a solução da resposta que foi dada para outra aluna a alguns meses atrás e fui em busca da versão mais nova. Quando eu instalei o app em minha máquina, eu fui direto pela loja da distro (pop os) e instalei um .deb, mas não capturava a interface. Desinstalei e tentei com o flatpack que tinha uma versão mais atualizada, mas a versão flatpack também não captura essa interface e se apresentava dessa maneira: . imagem da tela do WiresharkPenei muito e pensei que seria melhor dormir e ao acordar poderia conseguir uma solução, as vezes é duro aceitar isso, não é?

É terrível a sensação de frustração em dormir sem descobrir o que passa... mas dormi.

Hoje, depois de vasculhar em alguns tutoriais escritos, em vídeos, ler documentação e wiki da ferramenta, achei uma solução e vou compartilhar aqui pro caso de mais alguém ter a mesma dificuldade.

Passos para instalar a versão estável mais recente, via linha de comandos

-> Abra o terminal e rode:

sudo add-apt-repository ppa:wireshark-dev/stable

->Atualize o repositório com:

sudo apt update

-> Instale o Wireshark:

sudo apt install wireshark

-> Inicie o Wireshark com privilégios de super usuário:

sudo wireshark

-> Se encontrar algum erro durante a instalação ou execução do Wireshark, como "Wireshark xdg_runtime_dir not set", abra o terminal e execute este comando:

sudo dpkg-reconfigure wireshark-common

Agora clique YES na caixa de mensagem.

Pronto!

Aqui funcionou bem, embora a notificação que o passo 5 tenta resolver tenha persistido... . Imagem do terminal com os comando rodando

. Mas mesmo com o alerta não resolvido, o app ficou desse jeito: . print do Wireshark depois dos comandos. Aqui, consigo ler o token: . Print da tela do Wireshark funcionando dentro das configurações e especificações dos comandos e configurações anteriores Contudo, aqui em minha máquina, a ferramenta só funciona bem iniciando enquanto root via terminal, quando eu abro o app diretamente pela interface gráfica as interfaces de loopback e as outras 8 interfaces desaparecem da lista de captura.

Por acaso alguém consegue me explicar se é normal que eu só possa capturar essas interfaces via sudo? Não seria um problema continuar usando assim, mas gostaria de entender se esse comportamento acontece em outras distros e SO's.

Desde já, obrigado. E espero que o passo a passo acima possa ajudar alguém.

Axé!

1 resposta

Oie! Tudo ok contigo?

Parabéns pela sua dedicação e persistência! É inspirador ver o esforço que você investiu para resolver o problema do Wireshark no Ubuntu. Compartilhar sua solução é uma atitude louvável e, sem dúvida, será útil para muitos outros estudantes que possam enfrentar a mesma dificuldade.

Quanto à sua dúvida sobre a captura de interfaces via sudo, é uma questão interessante. Em algumas distribuições Linux, como o Ubuntu, é comum que certas operações de rede exijam privilégios elevados para garantir a segurança do sistema. Portanto, a necessidade de usar o sudo ao iniciar o Wireshark pode ser uma medida de segurança padrão.

Para verificar se esse comportamento é específico do Ubuntu ou se ocorre em outras distros e sistemas operacionais, seria útil buscar informações na documentação do Wireshark. Além disso, você pode experimentar em outras distros para comparar o comportamento.

Continue com o excelente trabalho, e obrigado por compartilhar seus conhecimentos!

Se precisar de alguma ajuda ou tiver outras dúvidas no futuro, sinta-se à vontade para retornar!

Abraços e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software