Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

WIP ou CYCLE TIME??

No curso Kanbam primeiros passos, a instrutora Carol Azevedo explica que WIP é a quantidade de trabalho em progresso por determinada tarefa, aqui há uma outra explicação, que WIP, "Work in progress, também demonstrado naquela equação que vimos, significa, de forma muito semelhante ao lead time, é o estado de um item que está em seu sistema, ou seja, em progresso. A diferença do conceito anterior é que o work in progress só leva em consideração os tempos que a peça ou atividade ou tarefa estão sendo trabalhados. Só o tempo que ela fica dentro de cada coluna. Não se leva em consideração o tempo de espera que pode existir entre uma tarefa e outra. Já que essa teoria é dada como CYCLE TIME. Qual é a informação verdadeira.

1 resposta

Caro Fernando,

Obrigado pela sua postagem! O exemplo usado no curso Kanban primeiros passos, foi considerando um "sistema perfeito" onde não existe ociosidade entre uma tarefa ser finalizada, puxada e iniciada na coluna seguinte. Já no exemplo deste curso onde o estudos das métricas de Kanban derivadas da Lei de Little são vistas com mais detalhes, apresentamos a possibilidade do "sistema não ser perfeito" gerando este delta de tempo entre uma puxada e outra de uma tarefa na visão do WIP.

Sendo assim, o conceito de WIP entre os 2 cursos é o mesmo,. Apenas o nível de detalhamento e a premissa de considerar um sistema "puxado" perfeito ou não é que muda quando nos aprofundamos nos estudos da métricas!

Uma dica, para que não exista confusão entre os conceitos de lead time e WIP (num sistema "puxado perfeito ou não"), pense sempre que o lead time tem uma visão horizontal da linha/produção do sistema e o WIP tem uma visão vertical da coluna/etapa do sistema.

Bons estudos!