Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Windows phone

Tenho windows phone mas como posso fazer pra instalar nele?

1 resposta
solução!

Não conta pra ninguém mas copiei o capítulo do meu livro que fala de Windows Phone :-P


O Cordova suporta a criação de aplicativos para a plataforma Windows de várias formas. A partir do Windows 8 e incluindo o Windows 10, o desenvolvimento é unificado para smartphones, tablets e desktop. Ou seja, com uma única plataforma, podemos atacar toda a família de dispositivos Microsoft. É o cenário que veremos aqui. No Cordova, é o Windows Platform.

Preparando o Ambiente para Windows Phone

Como vimos no capítulo 5, você vai precisar rodar um Windows, seja em uma máquina real ou virtualizado. O detalhe é que, se quiser rodar o emulador, você precisa ter o Windows Pro ou Enterprise na versão 64bits. E o processador da sua máquina precisa ser um Intel com suporte Hyper-V. A maioria dos processadores modernos suporta (i5, i7).

Se você precisar de um Windows, há um trial de 90 dias gratuito da versão Enterprise em:

https://www.microsoft.com/en-us/evalcenter/evaluate-windows-10-enterprise.

Habilitando Hyper-V

Para rodar o emulador do Windows Phone, o suporte a Hyper-V precisa estar habilitado no seu Windows.

Para isso, vá ao Painel de Controle e entre na categoria Programas. Lá, selecione a opção Ativar ou desativar recursos do Windows (Turn Windows features on or off).

Localize o checkbox do Hyper-V e marque a opção. É necessário reiniciar após essa configuração.

Visual Studio e Emuladores

Você vai precisar de toda a plataforma Visual Studio da Microsoft que já inclui os emuladores necessários.

Você pode baixar uma versão gratuita mais simples chamada de Visual Studio Community. É suficiente para nós. Baixe a versão 2015 em:

https://www.visualstudio.com/products/visual-studio-community-vs.

Rode o instalador e selecione Custom Installation para selecionar mais componentes. Estamos interessados nos emuladores mobile. Marque Universal Windows App Development e Windows Phone 8.1.

Faça o processo de instalação todo. Ele é bem longo e demorado, e inclui muitos downloads. No final, você deve ter no seu menu Iniciar o Visual Studio e Windows Phone Tools.

Abra o Visual Studio pela primeira vez e faça login com sua conta Microsoft.

Plataforma Windows no Cordova

Para adicionar a plataforma portável do Windows 8/10, faça:

cordova platform add windows

O interessante é que o desenvolvimento é portável a ponto de você conseguir rodar uma App Cordova direto no Windows Desktop. Basta fazer:

cordova run windows

A primeira vez que você rodar esse comando, ele pedirá uma série de confirmações. Em uma janela, ele vai pedir para colocar o computador em Modo Desenvolvedor. Em outra, pede para obter licenças de desenvolvedor. É só seguir as opções e ir confirmando. No fim, a App abre no Desktop mesmo como uma App normal.

Mas claro que queremos rodar no emulador para simular um aparelho real com Windows Phone. Para fazer isso, execute:

cordova run windows -- --phone

O emulador do Windows Phone vai abrir e executar a App. A primeira vez demora um pouco para subir, mas você pode deixá-lo aberto e só executar o comando de novo para rodar novamente.

Rodando pelo Visual Studio

Quando adicionamos a plataforma windows no Cordova, ele gera um projeto válido do Visual Studio. Basta entrar na pasta do projeto e ir em platforms\windows. Lá tem um arquivo com nome do projeto do tipo Visual Studio Solution (extensão .sln). Só clicar e o Visual Studio será aberto.

Se quiser, pode customizar arquivos e configurações específicas do Windows pelo Visual Studio, ou rodar o emulador por aí. No topo da janela, há um botão de Play onde você escolhe o destino da execução. Pode selecionar um emulador, a máquina local ou um dispositivo.

Repare que, na direita, há o Solution Explorer que lista os projetos da nossa App. E o Cordova gerou um projeto Windows Phone, outro Windows 10 etc. Você pode clicar em cada projeto com o botão direito e escolher Set as Startup Project para definir qual é o padrão.

Como estamos preocupados com mobile, selecione o projeto do Windows Phone. Repare que o menu de debug muda para mostrar os emuladores disponíveis.

Como vimos, podemos então executar a App tanto pela linha de comando com Cordova quanto com Visual Studio. Rodar pelo Visual Studio tem a vantagem do modo debug e permitir inspecionar os elementos da App, muito útil para desenvolvimento.

Aparelho Windows Phone

Para usar um dispositivo com Windows Phone real, são necessárias algumas configurações adicionais, tanto no aparelho quanto no PC. Eu usei um Lumia 520 com Windows 8.1 para o tutorial a seguir.

Registrar o aparelho (Windows Phone 8.1)

O aparelho precisa ser registrado na Microsoft para permitir a instalação de Apps de testes. Com uma conta gratuita da Microsoft, conseguimos registrar 1 aparelho. Para registrar mais aparelhos e publicar na loja, você precisará de uma conta paga.

Quando instalamos o Visual Studio e o SDK do Windows Phone, veio junto uma ferramenta chamada Windows Phone Developer Registration. Você a encontra no menu Iniciar.

Conecte o aparelho via USB, desbloqueie a tela, e abra a ferramenta. Ele deve identificar seu aparelho e dar a opção de Register.

Clique em Register. Ele vai pedir seu usuário Microsoft e logo registrar o aparelho.

Saiba mais em https://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/apps/dn614128.aspx.

Developer Mode (Windows Mobile 10)

Se seu celular já roda Windows 10, não é preciso mais registrá-lo. Vá nas Configurações e em Atualização & Segurança. Lá existe uma opção Para Desenvolvedores, na qual você pode habilitar o Modo Desenvolvedor.

Para saber mais, acesse https://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/apps/dn706236.aspx.

Rodando pelo Visual Studio

Ao abrir o projeto no Visual Studio, como fizemos antes, o botão de Play lá em cima mostra a opção Device. Clique para rodar.

Rodando via Cordova

Além de rodar pelo Visual Studio, você pode rodar pela linha de comando com Cordova também. Basta executar:

cordova run windows --device -- --phone

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software