4
respostas

Width e Height

Oi, pessoal. Comecei o Alura semana passada, então as coisas ainda estão se encaixando aos poucos pra mim. Nessa e nas outras aulas eu vejo o prof simplesmente colocando width e height dos elementos, como menu, cabeçalho, etc, e não encontro no Figma os valores de onde ele está se baseando. Alguém pode me dar uma luz sobre isso, por favor?

4 respostas

sugiro você inspecionar na sua página da web.

Ex: abre a pagina no google chrome, clicando em live server lá no Vscode e clica em inspecionar nos elementos que você quer ou F12.

Espero ter ajudado.

Obrigada pelo retorno, mas só gostaria de confirmar uma coisa. Quando estamos criando o css com base no layout do figma, para descobrir os valores, por ex, largura e altura do elemento, eu coloco um valor aproximado e depois inspeciono para conferir se ficou igual ao layout e se não estiver certo vou tentando descobrir ajustando os valores? É essa parte que não ficou ainda muito clara pra mim, porque no vídeo ele já traz os valores prontos

Bom dia Caroline, tudo bom?

Quanto ao tamanho dos elementos, pelo Figma é possível inspecionar os elementos selecionando ele e indo na aba "Design". No canto direito.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Mas pensando no fator de responsabilidade da aplicação, não é recomendável usar o valor em px no CSS. Tente sempre usar medidas relativas como o rem, em ou %. Ou até mesmo tratar as exceções com media queries .

Aproveitando a dúvida, vale a pena lembrar que é possível conseguir outras informações de estilização nessa mesma aba, como cor da fonte, o border-radius, cor da bordar, entre outros.

Espero ter ajudado,

Bons estudos !

base no figma tu usa o figma igual o amigo falou, mas acho que o figma é pago, ai vai deles disponibilizarem o figma ou vc pagar, por isso inspecionar e ir mudando valores também da certo e fica como alternativa.