Olá, estou recebendo esse erro no momento de executar o start.sh e não sobe a aplicação.
HikariPool-1 - Exception during pool initialization.
com.mysql.cj.jdbc.exceptions.CommunicationsException: Communications link failure
Olá, estou recebendo esse erro no momento de executar o start.sh e não sobe a aplicação.
HikariPool-1 - Exception during pool initialization.
com.mysql.cj.jdbc.exceptions.CommunicationsException: Communications link failure
Olá Richard.
Tudo bem?
Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)
O erro que você está enfrentando parece estar relacionado a uma falha na comunicação com o banco de dados MySQL. Especificamente, o erro "Communications link failure" indica que houve uma falha na conexão entre a aplicação e o banco de dados.
Existem algumas possíveis causas para esse erro. Vou te dar algumas sugestões de solução que podem ajudar a resolver o problema:
Verifique se o banco de dados MySQL está em execução e acessível. Certifique-se de que o serviço do MySQL está sendo executado corretamente.
Verifique se as configurações de conexão com o banco de dados estão corretas. Verifique se o endereço, porta, nome do banco de dados, usuário e senha estão configurados corretamente na aplicação.
Verifique se o driver JDBC do MySQL está configurado corretamente na aplicação. Certifique-se de que a versão correta do driver está sendo usada e que as dependências estão configuradas corretamente no arquivo pom.xml (se você estiver usando o Maven).
Verifique se há algum firewall ou configuração de rede que esteja bloqueando a comunicação entre a aplicação e o banco de dados. Certifique-se de que as portas necessárias para a comunicação com o banco de dados estejam abertas.
Além dessas sugestões, seria útil verificar se há mais informações de erro ou stack trace no log da aplicação. Isso pode fornecer pistas adicionais sobre a causa do problema.
Espero que essas sugestões possam te ajudar a resolver o erro e fazer com que a aplicação seja executada corretamente. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!