Olá, estou recebendo esse erro no momento de executar o start.sh e não sobe a aplicação.
HikariPool-1 - Exception during pool initialization.
com.mysql.cj.jdbc.exceptions.CommunicationsException: Communications link failure
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, estou recebendo esse erro no momento de executar o start.sh e não sobe a aplicação.
HikariPool-1 - Exception during pool initialization.
com.mysql.cj.jdbc.exceptions.CommunicationsException: Communications link failure
Olá Richard.
Tudo bem?
Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)
O erro que você está enfrentando parece estar relacionado a uma falha na comunicação com o banco de dados MySQL. Especificamente, o erro "Communications link failure" indica que houve uma falha na conexão entre a aplicação e o banco de dados.
Existem algumas possíveis causas para esse erro. Vou te dar algumas sugestões de solução que podem ajudar a resolver o problema:
Verifique se o banco de dados MySQL está em execução e acessível. Certifique-se de que o serviço do MySQL está sendo executado corretamente.
Verifique se as configurações de conexão com o banco de dados estão corretas. Verifique se o endereço, porta, nome do banco de dados, usuário e senha estão configurados corretamente na aplicação.
Verifique se o driver JDBC do MySQL está configurado corretamente na aplicação. Certifique-se de que a versão correta do driver está sendo usada e que as dependências estão configuradas corretamente no arquivo pom.xml (se você estiver usando o Maven).
Verifique se há algum firewall ou configuração de rede que esteja bloqueando a comunicação entre a aplicação e o banco de dados. Certifique-se de que as portas necessárias para a comunicação com o banco de dados estejam abertas.
Além dessas sugestões, seria útil verificar se há mais informações de erro ou stack trace no log da aplicação. Isso pode fornecer pistas adicionais sobre a causa do problema.
Espero que essas sugestões possam te ajudar a resolver o erro e fazer com que a aplicação seja executada corretamente. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!