Olá, eu estou começando com desenvolvimento de apps pelo cordova, ionic etc. E gostaria de saber se seria necessário ou útil utilizar o Webpack, ou ele é usado apenas para web?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, eu estou começando com desenvolvimento de apps pelo cordova, ionic etc. E gostaria de saber se seria necessário ou útil utilizar o Webpack, ou ele é usado apenas para web?
Oi Lívia, Webpack pode e até será usado indiretamente em alguns casos. Como ele é um module bundler, você pode usar ele para quaisquer projetos, contando que faça algum sentido.
No React ele é "muito visível", acredito que o React Native também tenha ele em algum lugar, mas não tão acessível. De alguma forma, acredito que o Angular use e por consequência o Ionic também.
Se a gente pesquisar por webpack no repositório do Angular, vamos achar algumas referências.
https://github.com/angular/angular/search?q=webpack&unscoped_q=webpack
Claro, não é uma coisa que você configura diretamente.
Entende? A maioria das ferramentas hoje em dia já estão abstraindo essa preocupação pra você.