Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Web vs Impressos

Só confirmando, na Web, para textos maiores, é melhor usar sem serifa?

Sabendo que as fontes serifadas podem conotar um ar de "tradição" ou algo mais erudito e sério, mesmo em trabalhos que precisamos ter esse humor mais sério e firme, usamos as famílias não-serifadas para conferir uma melhor leitura? ou assim como nos impressos, a serifada na web também ajudam na leitura?

1 resposta
solução!

Fala, Gabriel

Tudo bem?

Na web costuma-se usar fontes sem serifa por dois motivos:

  • A legibilidade é melhor, principalmente em menores dimensões. Como na tela não temos como prever todas os tamanhos de leitura, muitas vezes os designerES escolhem tipografias que não têm serifas para que as mesmas serifas não virem borrões quando muito pequenas;

  • Por já ser uma tendência da linguagem digital. Como este tipo de tipografia já vem sendo usada há alguns anos, se tornou de certa forma um "padrão".

Tradição e seriedade são valores que podem ser associdados às famílias tipográficas, mas não necessariamente. E nada impede que fontes sem serifa entrem nesses contextos mais tradicionais. A gente pode olhar, por exemplo, alguns sites de marcas de luxo que apostam nesse estilo mais clássico e observar como eles utilizam tipografias sem serifa, como a Jaguar, a Louis Vuitton e a Rolex sem prejudicar a mensagem. A serifa é um dos atributos mais básicos para a transmissão de uma mensagem, mas não é o único. Caso você queira ir a mais a fundo nesse assunto, recomendo o curso Conhecendo o que há por trás dos tipos.

Espero ter ajudado!

Abraços