Tem algum curso na Alura, focado em web services, que fale de REST e SOAP?
Tem algum curso na Alura, focado em web services, que fale de REST e SOAP?
Boa noite Guilherme, pelo que vi, o foco dos dois cursos são em Java, queria algo mais separado de uma linguagem ou com exemplos para varias (assim como o ultimo capitulo de RegEx), meu foco é mais em PHP e NodeJS no back.
No caso de NodeJS: https://cursos.alura.com.br/course/nodejs-avancado
Até o momento não acredito que a Alura possua um curso sobre REST ou SOAP sem focar em uma linguagem, mas seria interessante um curso mais conceitual, você pode dar essa sugestão no Trello da Alura (o link também se encontrá no rodapé).
Obrigado Pedro, vou colocar lá uma indicação, mas precisava estudar sobre o assunto, tem alguma sugestão de livro sobre o assunto?
Augustus, ainda não li nenhum sobre o assunto. Aqui na Casa do Código existe o REST Construa API's inteligentes de maneira simples, pelo que li do sumário me parece bem interessante o livro, o livro também usa Java como exemplo mas possui um capítulo inteiro dedicado ao protocolo HTTP, no sumário você também vai encontrar:
Se você não trabalha com REST, mas não quer adotar a plataforma Java, sugiro descartar a leitura apenas dos capítulos cinco e seis.
Talvez o livro te atenda, sem contar que os preços dos livros da Casa do Código são bastante acessíveis.
Um curso que tenho vontade de fazer sobre o assunto é o Entendendo e documentando REST / RESTful APIs no Udemy, este curso realmente se foca no REST. Os comentários são bem positivos, em um dos comentários o estudante elogia o curso mas que ficou confuso sobre "como aplicar", disse que programa em php mas não faz ideia de como aplicar REST no php, mesmo assim elogiou a didática e deu 5 estrelas. Isso deixa claro o foco deste curso.
Legal Pedro, já tinha visto esse livro na Casa do Código, mas como falava em Java, não comprei, mas vou dar uma olhada no curso, obrigado pelas dicas.