Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Web Service

"temos um Web Service que traz todas as informações de um curso (nome, capítulos, exercícios, etc)."

Não sei se eu entendi para que serve o Web Service, pelo o que eu entendi ele serve pra aplicações diferentes compartilhar dados, é isso? Mas pq não usar simplesmente uma consulta no banco de dados ?

1 resposta
solução!

Bem Matheus Web Services ou APIS servem pra diminuir nosso trabalho a médio e longo prazo. Imagine que seu cliente quer fazer um site que se conecte a um banco de dados. Você pode fazer uma conexão direta. Mas daqui dois meses esse cliente pede pra você fazer um app android e conectar no mesmo banco de dados, agora você precisa programar essa conexão, fazer novas configurações no banco etc. 2 meses depois o cliente te pede pra fazer um aplicativo desktop pro windows conectando no mesmo banco. Novamente você precisa programar a conexão e preparar o banco. Esse processo repetitivo fez com que nascesse o conceito de web services e APIS. Você cria um serviço que está conectado ao banco de dados e este serviço deixa esses dados disponíveis para qualquer plataforma. Agora se você criar um site, app, ou sistema desktop eles só precisam requisitar os dados ao web service e ele vai devolver esses dados independentemente da plataforma. É bem mais fácil fazer seu sistema se comunicar com um web service do que se comunicar diretamente com o banco. Além disso um web service torna esse processo muito mais seguro.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software