Pessoal, Bom dia! Estou aqui pois tenho uma dúvida. Qual a diferença entre web designer, front-end e webmaster? Vale a pena nos dias de hoje ser web designer ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pessoal, Bom dia! Estou aqui pois tenho uma dúvida. Qual a diferença entre web designer, front-end e webmaster? Vale a pena nos dias de hoje ser web designer ?
Oi Talita
Isso é extremamente subjetivo. A linha que separa esses títulos hoje em dia é bem pouco definida.
Criou-se um preconceito com os termos webmaster e webdesigner, que eram muito usados no início da Web quando as tecnologias eram mais simples. Pessoal brincava que era o "sobrinho" que fazia o site.
Com a evolução da Web e HTML5, CSS3, ES6 e outras coisas mega avançadas dos navegadores, pessoal começou a ver essa área com tanto potencial e tanta dficuldade quanto backend. Então começaram a estudar mais e se especializar mais. Surgiram pessoas capazes de criar frontends complexos com práticas de engenharia invejaveis em comparacao ao inicio da Web.
E esse pessoal nao queria ser chamado de webmaster. Pra valorizar o renascimento da profissao, pessoal comecou a falar frontend engineer ou frontender e coisas parecidas.
Eu que trabalho com Web há 17 anos, te digo: é tudo a mesma coisa :)
Claro que existem pessoas com focos diferentes no mundo do frontend. Há quem vai mais pra linha de programação hardcore com JS e afins. Há quem tem uma veia mais de criação e faz design além do CSS/HTML. Há quem tem um foco maior em usabilidade, ou acessibilidade, etc.
Sergio, Obrigada! Extremamente esclarecedor seu texto eu estava com uma dúvida enorme com relação à profissões e qual trilha de carreira seguir. Agora já tenho uma direção obrigada mais uma vez.