Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Web Design

Pessoal, Bom dia! Estou aqui pois tenho uma dúvida. Qual a diferença entre web designer, front-end e webmaster? Vale a pena nos dias de hoje ser web designer ?

2 respostas
solução!

Oi Talita

Isso é extremamente subjetivo. A linha que separa esses títulos hoje em dia é bem pouco definida.

Criou-se um preconceito com os termos webmaster e webdesigner, que eram muito usados no início da Web quando as tecnologias eram mais simples. Pessoal brincava que era o "sobrinho" que fazia o site.

Com a evolução da Web e HTML5, CSS3, ES6 e outras coisas mega avançadas dos navegadores, pessoal começou a ver essa área com tanto potencial e tanta dficuldade quanto backend. Então começaram a estudar mais e se especializar mais. Surgiram pessoas capazes de criar frontends complexos com práticas de engenharia invejaveis em comparacao ao inicio da Web.

E esse pessoal nao queria ser chamado de webmaster. Pra valorizar o renascimento da profissao, pessoal comecou a falar frontend engineer ou frontender e coisas parecidas.

Eu que trabalho com Web há 17 anos, te digo: é tudo a mesma coisa :)

Claro que existem pessoas com focos diferentes no mundo do frontend. Há quem vai mais pra linha de programação hardcore com JS e afins. Há quem tem uma veia mais de criação e faz design além do CSS/HTML. Há quem tem um foco maior em usabilidade, ou acessibilidade, etc.

Sergio, Obrigada! Extremamente esclarecedor seu texto eu estava com uma dúvida enorme com relação à profissões e qual trilha de carreira seguir. Agora já tenho uma direção obrigada mais uma vez.