Recentemente passei por um erro que tirou meu site do ar, erro de MIME TYPE no web config, alguem saberia me explicar o que é o web.config e como configurá-lo corretamente para evitar deixar o site cair?
Recentemente passei por um erro que tirou meu site do ar, erro de MIME TYPE no web config, alguem saberia me explicar o que é o web.config e como configurá-lo corretamente para evitar deixar o site cair?
Fala ai Raul, tudo bem? Onde estava esse web.config
? Qual servidor você estava utilizando para servir a aplicação?
Me passe mais informações para eu entender melhor e te falar o que pode ter acontecido.
Fico no aguardo.
Então, eu recentemente recebi meu primeiro trabalho que foi para criar e publicar um html em um site já existente. Site básico. Está no servidor para windows da Locaweb. Acontece que 1 semana depois de eu ter alterado esse HTML e deu um ERROR 500 - Internal Server Error e todos os html sairam do ar, para falar a verdade até agora não entendo muito o que é o web.config.
O que fizeram para solucionar foi comentar o web.config dessa forma:
<system.webServer>
<staticContent>
<!-- <mimeMap fileExtension=".mp4" mimeType="video/mp4" />
<mimeMap fileExtension=".webm" mimeType="video/mp4" /> -->
</staticContent>
</system.webServer>
Preciso entender quem é responsável por essa configuração, o que ela faz e como deixá-la de forma a não dar problemas.
Fala ai Raul, tudo bem? Obrigado pelas informações, esse arquivo web.config
é referente ao IIS so Windows, isso porque deve ser ele que a Locaweb estão utilizando para servidor seus sites.
Sobre o mime type é ele que irá dizer para o navegador o que fazer com esse tipo de arquivo, isso porque o navegador precisa realizar tratamentos e operações diferentes para tipos de arquivos diferente, ou seja, um arquivo .css
precisa ser processado diferente de um .html
que precisa ser diferente de um .js
, etc...
O mime type informa o navegador qual o tipo de arquivo e assim ele sabe o que precisa ser feito e é importante que o arquivo baixado seja compatível com seu type informado.
Isso porque se o navegador baixar um arquivo .html
com o `mime type informando ser um JavaScript, vai dar erro no processamento.
Pesquisando aqui achei uma configuração recomendável de mime type para o IIS:
https://gist.github.com/contensis/dbc2255f744eacd7633f
Espero ter ajudado.
Então, basicamente o responsável por configurar o web.config seria a Locaweb e não eu como desenvolvedor front? Haveria algum curso seu sobre esse IIS e web.config?
Fala Raul, depende do plano que tu contratou, se o plano escolhido foi a Locaweb gerenciar a infra, então sim.
Não tenho curso sobre IIS.
Espero ter ajudado.
Ajudou bastante, sou novato em programação. E no primeiro trabalho alterando um html simples da um BO desse que tira tudo do ar. Tenho que explicar os motivos. Obrigado, ajudou bastante!
Magina Raul, sempre que precisar não deixe de criar suas duvidas.
Abraços e bons estudos.