Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Web API integrada ao app android - Por onde começar?

Salve, aluranos!

Sei que o assunto é complicado e que não existe uma única resposta para isso, mas fiz algumas pesquisas na web e não consigo nada suficientemente claro. Sequer exemplos!

Basicamente, a dúvida é: o que é necessário aprender para composição de um server que representa os controles disponíveis no app e sincronizá-los?

Durante o curso, ficou claro sobre como realizar as tarefas do app, mas como criar o "server" propriamente dito?

Foi comentado que o server utilizado foi criado em Spring boot. Então, se tivermos conhecimentos sobre HTTP, Java e fizermos o curso disponível na Alura de Spring Boot será suficiente para criar um app como iFood ou Uber que possuem interfaces web com as mesmas funcionalidades do app além de manter tudo integrado?

Se não for suficiente, então, o que seria?

Sei que são muitas dúvidas, mas tenho intenção de criar um app completo atendendo estas características e sinto que ainda faltam respostas.

Desde já, obrigado!

9 respostas

Boa tarde Yuri,

Aplicações complexas normalmente são compostas por uma camada front-end(Android), uma camada back-end(Spring) e banco de dados (Mysql, Postgres, etc).

Se você conseguir construir as 3 partes e conseguir fazer elas se comunicarem entre si você consegue construir praticamente qualquer aplicação. Depois só vai precisar aprender a colocar esses projetos em serviços de hospedagem, como a Amazon por exemplo.

Abraços

Oi Yuri, tudo bem ?

Cara em tese, o que aprendeu já ajuda bastante, a ideia é entender o protocolo http, e dai partir para o mundo web mesmo, o spring tem sim uma fácil adesão nesse nicho, onde você consegue fazer as coisas sem grandes problemas.

Fala, Vinicius!

A estrutura ficou clara.

Estrou tranquilo quanto ao front end e db, mas o que preciso para construir o back end? O curso que mencionei de Spring Boot é suficiente? Existem outras opções?

Valeu pela resposta, Matheus Brandino.

Já fiz os cursos relacionados ao HTTP, a carreira Android e estou no meio do Kotlin. Só estou empacando na estrutura web acerca da composição desta API que apresentará as mesmas (ou quase) funcionalidades do app.

O server apresentado na aula funciona bem e a levada seria aquela mesma. Só queria ter certeza de que o Spring Boot era a melhor opção uma vez que o projeto será bem mais complexo que uma agenda. De repente eu precisaria fazer algum outro curso para depois seguir para esse ou sei lá.

Tem alguma sugestão?

Existem outros, por exemplo, pode fazer a carreira de integrações em java, que usam conceitos muitíssimo importantes.

Maravilha, Matheus! Acredito que era essa a carreira que eu estava procurando. Acabei de achar aqui e parece ter o conteúdo que preciso.

Ainda assim, acha interessante fazer o curso de Spring Boot tambem?

Obrigado!

solução!

O curso de spring boot vai facilitar a vida de configuração do spring e tudo mais, é mais para a parte web, não sei se mostra a parte de api e tudo mais, mas primeiro recomendaria você fazer a carreira para pegar a parte teorica e ai voce parte para a parte prática do spring.

Assim será, então.

Muito obrigado pela ajuda, Matheus! Me ajudou demais.

Um abraço!

o que precisar estamos aqui para te ajudar :D