4
respostas

Waterfall x Agile qual sua opnião?

Ainda estou conhecendo as metodologias, mas percebo que podemos chamar de método tradicional (Waterfall ) foi muito bom ,era mas fechado e serviu de base pra hoje avançar a metodologias ágeis. O que eu mais gosto da metodologia ágil é que como tudo muda a todo momento ela nos oferece a opção de agregar algo que no inicio não foi pensado e temos a facilidade de mudar e ainda podemos contar com a participação mais direta do proprietário do projeto sem prejudicar o andamento do processo.

4 respostas

Olá Claudineia, tudo bem ?

Boa observação em relação ao modelo Waterfall e as vantagens da metodologias ágeis para o desenvolvimento de software. Tudo está interligado com a evolução dos ciclos de vida de desenvolvimento, em cada tempo foram vendo as necessidades na construção dos softwares e modelaram de acordo a necessidade daquele momento até os dias atuais, hoje com o conceito de software é mais abrangente do que tempos atrás, exige muito mais mobilidades em sua construção e o modelo ágil entrega isso muito bem aos desenvolvedores e ao cliente.

Hoje nao tem como dicar preso tem que ter mobilidade tudo muda muito rápido ainda mais se falando se tecnologia. obrigada por participar.

Olá, de acordo com minhas pesquisas, apesar de limitada a abordagem Waterfall tem como vantagem possuir uma documentação abrangente e detalhada possibilitando assim maior monitoramento do processo com relação as especificações do cliente, porém, como relatado nos vídeos tem como desvantagem não ser flexível à mudanças. Acredito que como a Claudineia disse foi um método muito bom, mas nos tempos de hoje quando notamos que o foco está na satisfação do cliente mudanças são sempre bem vindas, por isso acho que a tendência é a substituição pelo método ágil.

Olá Claudineia, muito boa sua análise, penso que o método Waterfall, ao ser rígido desde seu nascimento não irá permitir mudanças já que nasceu de um sistema pré-definido de condutas, visando abranger toda a realização do projeto desde antes do seu início, o que não garante uma produção simplificada, portanto não é amplamente recomendado, adotar este sistema.

Em contra partida o método Ágil ao permitir flexibilidade, qualidade e inovação garante atendimento de necessidades no decorrer do processo. Sua realização baseada na praticidade e velocidade, propõe mudanças e melhorias no decorrer de todo o processo. Desta forma o método Ágil irá garantir liberdade e assertividade para realização de todo o projeto, tornando o projeto mais competitivo e atento ao mercado.