Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
12
respostas

Warning : Unable to parse /home/vagrant/hosts as an inventory source

Estou tentando testar a conexão na maquina do wordpress mas aparece o seguinte erro. [WARNING]: Unable to parse /home/vagrant/hosts as an inventory source [WARNING]: No inventory was parsed, only implicit localhost is available [WARNING]: provided hosts list is empty, only localhost is available. Note that the implicit localhost does not match 'all' [WARNING]: Could not match supplied host pattern, ignoring: wordpress

Minha estrutura é a seguite:

Vagrant e o virtual Box estão na minha máquina fisica onde tenho como SO Windows10. Ansible está em uma VM linux. wordpress tambem está em uma VM linux. Fiz o passo a passo do curso mas não consigo evoluir.

Alguém poderia me ajudar , obrigado.

12 respostas

Anderson, você consegue jogar o conteúdo do arquivo /home/vagrant/hosts aqui? Parece que o ansible tentou fazer o parse dele e não conseguiu.

Olá Anderson, tudo bem? Como o Eric falou, poderia colocar o conteúdo do arquivo /home/vagrant/hosts e também o conteúdo do seu playbook.yml pra gente poder verificar?

Eric, primeiro obrigado pelo apoio, o caminho no qual você comentou (/home/vagrant/hosts), seria na maquina inde está o ansible correto? Jonilson fiz todas as atividades da aula um, ainda não cheguei na aula do playbook.yml.

Só atualizando, segue o conteúdo do arquivo host

[wordpress]

192.168.1.140

Após fazer algumas mudanças estou com o seguinte erro agora:

192.168.1.140 | UNREACHABLE! => { "changed": false, "msg": "Failed to connect to the host via ssh: no such identity: /home/vagrnt/ssh-keys/vagrant_id_rsa: No such file or directory\r\nvagrant@192.168.1.140:Permission denied (publickey).", "unreachable": true }

Realizei o passo a passo da aula com esse erro mas quando entro com o comando -> ansible wordpress -i hosts -u vagrant --private-key ssh-keys/vagrant_id_rsa -m ping -m shell -a 'echo Hello, World' esse erro permanece.

Realizei as permissoes chmod 600 nas chaves

Boa noite.

Pelo seu erro de agora, ele não encontrou o arquivo da chave SSH.

Nesse erro que deu:

192.168.1.140 | UNREACHABLE! => { "changed": false, "msg": "Failed to connect to the host via ssh: no such identity: /home/vagrnt/ssh-keys/vagrant_id_rsa: No such file or directory\r\nvagrant@192.168.1.140:Permission denied (publickey).", "unreachable": true }

Parece que ele procurou a chave SSH em /home/vagrnt e não encontrou. Não seria em /home/vagrant?

Você está rodando o comando a partir do diretório /home/vagrant? Antes de executar o comando acima, consegue usar o comando pwd para ver o caminho completo do diretório onde você está? Estou começando a achar que é um problema de digitação em algum lugar (ou no nome do seu diretório, ou no nome da chave SSH, etc).

Abraço!

Acho que na hora de copiar ele cortou o a.

Segue o erro correto:

192.168.1.140 | UNREACHABLE! => { "changed": false, "msg": "Failed to connect to the host via ssh: no such identity: /home/vagrant/ssh-keys/vagrant_id_rsa: No such file or directory\r\nvagrant@192.168.1.140: Permission denied (publickey).", "unreachable": true }

Opa Anderson.

Se você digitar isso, funciona?

ls -l /home/vagrant/ssh-keys/vagrant_id_rsa

Só pra gente ver se o arquivo existe, e como estão as permissões.

Fala Eric blz, realizei duas mudanças:

tinha copiado as chaves direto no diretório Vagrant, concertei em todas as maquinas. agora o path está de acordo. fiz o comando que vc me pediu e aparece da seguinte forma :

-rw------- 1 vagrant vagrant 2602 Aug 12 12:17 /home/vagrant/ssh-keys/vagrant_id_rsa

O erro UNREACHABLE também mudou , ele não reclama mais das pastas mas ainda dá acesso negado.

192.168.1.140 | UNREACHABLE! => { "changed": false, "msg": "Failed to connect to the host via ssh: vagrant@192.168.1.140: Permission denied (publickey).", "unreachable": true }

Vlw.

Agora parece que ou a chave está com as permissões erradas:

chmod 400 /home/vagrant/ssh-keys/vagrant_id_rsa

Ou essa chave não é desse servidor ou desse usuário (por causa do Permission denode (publickey))

Eric blz, já tinha refeito as permissoes e até liberei tudo (chmod 777), vou tentar refazer tudo do zero, as duas máquinas virtuais (ansible e wordpress). Vlw pela ajuda.

Anderson, no caso da chave, se a permissão estiver muito aberta (777 por exemplo) não funciona. As chaves são arquivos de segurança, então o Linux exige que elas tenham um nível de permissão baixo. Tenta mudar pra 400 (ou seja, apenas seu usuário pode ler).

solução!

Refiz toda estrutura das máquinas e resolvi o problema, obrigado pela ajuda de todos por aqui.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software