Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
12
respostas

Warning : Unable to parse /home/vagrant/hosts as an inventory source

Estou tentando testar a conexão na maquina do wordpress mas aparece o seguinte erro. [WARNING]: Unable to parse /home/vagrant/hosts as an inventory source [WARNING]: No inventory was parsed, only implicit localhost is available [WARNING]: provided hosts list is empty, only localhost is available. Note that the implicit localhost does not match 'all' [WARNING]: Could not match supplied host pattern, ignoring: wordpress

Minha estrutura é a seguite:

Vagrant e o virtual Box estão na minha máquina fisica onde tenho como SO Windows10. Ansible está em uma VM linux. wordpress tambem está em uma VM linux. Fiz o passo a passo do curso mas não consigo evoluir.

Alguém poderia me ajudar , obrigado.

12 respostas

Anderson, você consegue jogar o conteúdo do arquivo /home/vagrant/hosts aqui? Parece que o ansible tentou fazer o parse dele e não conseguiu.

Olá Anderson, tudo bem? Como o Eric falou, poderia colocar o conteúdo do arquivo /home/vagrant/hosts e também o conteúdo do seu playbook.yml pra gente poder verificar?

Eric, primeiro obrigado pelo apoio, o caminho no qual você comentou (/home/vagrant/hosts), seria na maquina inde está o ansible correto? Jonilson fiz todas as atividades da aula um, ainda não cheguei na aula do playbook.yml.

Só atualizando, segue o conteúdo do arquivo host

[wordpress]

192.168.1.140

Após fazer algumas mudanças estou com o seguinte erro agora:

192.168.1.140 | UNREACHABLE! => { "changed": false, "msg": "Failed to connect to the host via ssh: no such identity: /home/vagrnt/ssh-keys/vagrant_id_rsa: No such file or directory\r\nvagrant@192.168.1.140:Permission denied (publickey).", "unreachable": true }

Realizei o passo a passo da aula com esse erro mas quando entro com o comando -> ansible wordpress -i hosts -u vagrant --private-key ssh-keys/vagrant_id_rsa -m ping -m shell -a 'echo Hello, World' esse erro permanece.

Realizei as permissoes chmod 600 nas chaves

Boa noite.

Pelo seu erro de agora, ele não encontrou o arquivo da chave SSH.

Nesse erro que deu:

192.168.1.140 | UNREACHABLE! => { "changed": false, "msg": "Failed to connect to the host via ssh: no such identity: /home/vagrnt/ssh-keys/vagrant_id_rsa: No such file or directory\r\nvagrant@192.168.1.140:Permission denied (publickey).", "unreachable": true }

Parece que ele procurou a chave SSH em /home/vagrnt e não encontrou. Não seria em /home/vagrant?

Você está rodando o comando a partir do diretório /home/vagrant? Antes de executar o comando acima, consegue usar o comando pwd para ver o caminho completo do diretório onde você está? Estou começando a achar que é um problema de digitação em algum lugar (ou no nome do seu diretório, ou no nome da chave SSH, etc).

Abraço!

Acho que na hora de copiar ele cortou o a.

Segue o erro correto:

192.168.1.140 | UNREACHABLE! => { "changed": false, "msg": "Failed to connect to the host via ssh: no such identity: /home/vagrant/ssh-keys/vagrant_id_rsa: No such file or directory\r\nvagrant@192.168.1.140: Permission denied (publickey).", "unreachable": true }

Opa Anderson.

Se você digitar isso, funciona?

ls -l /home/vagrant/ssh-keys/vagrant_id_rsa

Só pra gente ver se o arquivo existe, e como estão as permissões.

Fala Eric blz, realizei duas mudanças:

tinha copiado as chaves direto no diretório Vagrant, concertei em todas as maquinas. agora o path está de acordo. fiz o comando que vc me pediu e aparece da seguinte forma :

-rw------- 1 vagrant vagrant 2602 Aug 12 12:17 /home/vagrant/ssh-keys/vagrant_id_rsa

O erro UNREACHABLE também mudou , ele não reclama mais das pastas mas ainda dá acesso negado.

192.168.1.140 | UNREACHABLE! => { "changed": false, "msg": "Failed to connect to the host via ssh: vagrant@192.168.1.140: Permission denied (publickey).", "unreachable": true }

Vlw.

Agora parece que ou a chave está com as permissões erradas:

chmod 400 /home/vagrant/ssh-keys/vagrant_id_rsa

Ou essa chave não é desse servidor ou desse usuário (por causa do Permission denode (publickey))

Eric blz, já tinha refeito as permissoes e até liberei tudo (chmod 777), vou tentar refazer tudo do zero, as duas máquinas virtuais (ansible e wordpress). Vlw pela ajuda.

Anderson, no caso da chave, se a permissão estiver muito aberta (777 por exemplo) não funciona. As chaves são arquivos de segurança, então o Linux exige que elas tenham um nível de permissão baixo. Tenta mudar pra 400 (ou seja, apenas seu usuário pode ler).

solução!

Refiz toda estrutura das máquinas e resolvi o problema, obrigado pela ajuda de todos por aqui.