Pessoal estou tentando fazer o Producer e Consumer conforme as aulas mas estou com um erro de conexão. Servidor Kafka está na Oracle Cloud e eu não tenho um DNS com FQDN corretamente configurado, apenas o IP Real para acesso, e não gostaria neste momento de me preocupar com isso.
O WARN que estou tomando é o seguinte :
[kafka-producer-network-thread | producer-1] WARN org.apache.kafka.clients.NetworkClient - [Producer clientId=producer-1] Error connecting to node test-docker1.subnet1.vcn1.oraclevcn.com:9092 (id: 0 rack: null)
java.net.UnknownHostException: test-docker1.subnet1.vcn1.oraclevcn.com
Verifiquei na documentção, o Kafka vai no servidor e faz um nslookup, por padrão ele tem esse cara :
client.dns.lookup = use_all_dns_ips
e tenta conectar no FQDN, que no caso é : test-docker1.subnet1.vcn1.oraclevcn.com
Mas seria possível, assim como fazemos no linux no /etc/hosts para "forçar" DNS com IP, fazer isso dentro do meu producer ?
Em minha configuração está meu IP :
private static Properties properties() {
var properties = new Properties();
properties.setProperty(ConsumerConfig.BOOTSTRAP_SERVERS_CONFIG, "MEU_IP_SERVIDOR:9092");
Mas ele busca o FQDN, que é interno na Oracle Cloud, não está publico.
É possível fazer com que ele entenda esse FQDN para o IP correto? Seria uma baita gambiarra, eu sei! Já tentei editar em minha máquina windows o C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts, mas não rolou.
Ou se é possível que o client Kafka apenas olhe o IP e não faça o NSLOOKUP.