1
resposta

Vuex em Aplicações de Médio Porte

Boa tarde. Atualmente temos em nossa empresa um sistema ERP que faz todo o controle de CRM, Estoque, Faturamento e Financeiro. O sistema foi desenvolvido em ASP MVC e Jquery, rodando tudo OK. Porem por "detrás dos panos" está um código macarrônico, com muitas repetições. Por falta de experiência fui fazendo, fazendo e não me preocupei com o futuro e agora a manutenção está muito difícil de ser feita.

Estou estudando em migrar o front para Vue tenho muita preocupação em não repetir o mesmo erro.

Nos treinamentos de Vue não abordados o Vuex, porem pelo que pesquisei ele resolveria diversos problemas de acoplamento e repetição.

Minha pergunta é: Teremos treinamento de Vuex? Realmente ele resolveria esses problemas e tornaria a aplicação mais simples de dar manutenção?

Aguardo e obrigado.

1 resposta

Oi Fábio, tudo bom?

Não tem muita previsão pra um treinamento de Vue e vuex. Porém, a estrutura do Vue é bem semelhante a do React, assim como o vuex é muito parecido com o redux. Aqui no curso de react parte 2 você encontra o conteudo referente a redux =)

Entendendo o conceito, fica bem mais facil acompanhar a documentação do vuex já que provavelmente o que muda de um pro outro são os nomes e alguns detalhes.

Quanto a resolução do seu problema, acredito que a ferramenta pode ajudar a manutenibilidade do sistema, mas as boas práticas de desenvolvimento é quem guiam de verdade nesse sentido. Você pode ter um projeto feito em React/Vue muito bons pra dar manutenção assim como você pode ter projetos em Jquery bons pra dar manutenção.

Uma leitura que eu recomendo bastante pra esse caso, é o livro refactoring to patterns do Joshua, que é mais focado em back-end mas ilustra bem como a gente pode desacoplar bem nossos sitemas com padrões de projeto =)

Abraço.